O brasileiro André Hack Bahi, que morreu defendendo a Ucrânia no início de junho, carregava uma bandeira do Brasil com seu nome, e de seus colegas voluntários, assinado. As informações são do portal UOL.
Ao ser alvejado, as tropas inimigas pegaram a bandeira de André e a exibiram, em vídeo que tem circulado nas redes sociais. Nas imagens, um militar checheno aparece dizendo que capturaram a flâmula de uma “legião estrangeira” que eles “destruíram”. O homem ainda destaca que os combatentes que sobreviveram “não estão inspirados em continuar lutando”.
A pesquisadora e jornalista Letícia Oliveira, consultada pelo portal UOL, confirmou que trata-se de um “vídeo real”. “O vídeo é real mesmo. Foi gravado pelo comandante das forças especiais chechenas. É propaganda. Estão fazendo isso para dizer que a moral das tropas ucranianas está baixa”, declarou Letícia, que investiga grupos armados da região do Donbass.
André tinha uma esposa e uma filha de 2 anos. Seu pai, Mozart Pinto Bahi, lamentou o ato do comandante checheno, considerando-o um “desrespeito”. “Isso é um desrespeito. O André morreu e deu a vida pelos colegas dele. Foi um herói de guerra”, afirmou.
A bandeira foi capturada pelos soldados Chechênos. Um dos líderes Chechenos comenta sobre a bandeira PT1 pic.twitter.com/vfZtqeeFd6
— Militar Sem Hype (@MilitarSemHype) July 2, 2022