O comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva, fez discurso nesta quarta-feira (16), durante a cerimônia do Dia do Exército, destacando as recentes mudanças na geopolítica mundial. Paiva, que esteve acompanhado de Lula (PT), alertou para os desafios que o Brasil deve enfrentar diante das transformações rápidas e profundas que estão acontecendo nas estruturas geopolíticas globais.
“Voltando nossos olhares para o cenário internacional, podemos verificar que o mundo passa por uma transformação rápida e, ao mesmo tempo, profunda em suas estruturas geopolíticas tradicionais”, afirmou Paiva.
Ele destacou o aumento exponencial dos investimentos em defesa em várias partes do mundo, o que, segundo ele, exige uma atenção redobrada do Brasil quanto à proteção de seus cidadãos e ativos constitucionais.
“Os investimentos em defesa vêm crescendo exponencialmente em todas as regiões do globo, uma realidade que sugere ao nosso país atenção redobrada em relação à proteção dos brasileiros e dos ativos consagrados pela Constituição”, disse o comandante.
Em seu discurso, Paiva também abordou o papel das Forças Armadas e reforçou a importância de agir com profissionalismo e imparcialidade. “Nossa fortaleza, como instituição de Estado integralmente devotada à missão constitucional, decorre da imparcialidade e do profissionalismo que sempre devem caracterizar nossas ações”, afirmou, destacando o compromisso da instituição com os princípios constitucionais.
O comandante também fez um apelo para que os membros das Forças Armadas sigam o exemplo de seus predecessores. “Que o exemplo daqueles que nos antecederam inspire cada um de nós a seguir honrando a farda que vestimos e a bandeira que defendemos”, disse Paiva, pedindo unidade e preparo para os desafios do futuro. “Que continuemos unidos, prontos para superar os desafios do presente e do futuro, sempre em defesa de nossa pátria e de nosso povo”, concluiu.
Além disso, o comandante mencionou as recentes aquisições tecnológicas do Exército, que buscam aumentar a capacidade de preparo da instituição.
“O Exército adquiriu, recentemente, radares de vigilância terrestre, sensores imprescindíveis ao controle de setores territoriais, incluindo a faixa de fronteira. Além disso, incorporou sistemas de armas remotamente controlados em viaturas mecanizadas e blindados sobre rodas”, afirmou Paiva, reforçando a importância do investimento em tecnologia para garantir a segurança nacional.
O evento, realizado no Quartel-General do Exército em Brasília, contou também com a presença de diversas autoridades, como os ministros Jader Filho (Cidades), José Múcio (Defesa), Márcio Macedo (Secretaria-Geral), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Lula, que não discursou no evento, cumprimentou as autoridades presentes, incluindo o general Hamilton Mourão, ex-vice-presidente e atual senador, com quem teve um aperto de mão protocolar. Dentre as autoridades, Alcolumbre foi o único a dar um abraço em Lula, sendo o único a manter uma interação mais próxima durante o evento, conforme relato da Folha de SP. E mais: Governo apreende vinhos e vinagres irregulares. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Folha de SP)