Chefe de gabinete de Javier Milei na Argentina renuncia

direitaonline



O presidente da Argentina, Javier Milei, aceitou a demissão do Chefe da Casa Civil, Nicolás Posse, que será substituído pelo atual Ministro do Interior, Guillermo Francos, que já comandou sua primeira reunião hoje (28), veja mais abaixo! A decisão foi comunicada oficialmente após vários dias de idas e vindas em torno da saída de Posse do cargo de ministro.

“Hoje, o Presidente Javier Milei aceitou a renúncia apresentada por Nicolás Posse ao Chefe do Gabinete de Ministros. Esta decisão foi motivada pela diferença de critérios e expectativas no andamento do governo e nas tarefas que lhe foram cometidas”, frisou a Presidência.

Em comunicado, pouco antes da nova viagem de Milei aos Estados Unidos, foi noticiado que “Posse continuará acompanhando, desde o primeiro dia, as ideias de liberdade, a defesa da vida e da propriedade e o projeto de uma Argentina livre promovido por Presidente Milei” de “uma nova função, que será anunciada nos próximos dias”.

“Esta semana haverá progressos numa transição ordenada em conjunto com o Ministro do Interior, Guillermo Francos, que assumirá a função de Chefe do Gabinete de Ministros”, confirmou o Gabinete do Presidente.

Embora outras mudanças tenham ocorrido desde a posse de Milei, em dezembro passado, a saída de Posse marca uma modificação importante na estrutura do Poder Executivo.

Segundo fontes da Casa Rosada disseram ao portal local ‘Noticias Argentinas’, a transição para a liderança chefiada por Francos ocorrerá de forma ordenada, garantindo continuidade e estabilidade na gestão governamental.

Com o deslocamento, o Ministério chefiado por Franco passará a ser Ministério do Interior e será chefiado por Lisandro Catalán, conforme detalhado pelo Governo.

 

 

 

A expectativa é que nos próximos dias sejam divulgados mais detalhes sobre a nova função que Posse assumirá e os planos de Francos para sua nova função na Chefe do Gabinete de Ministros.

De acordo com jornais argentinos, a principal crítica a Posse por parte de pessoas mais próximas de Milei foi a falta de gestão e a paralisação ocorrida em algumas áreas do governo.

A ausência de Posse no evento de lançamento do livro de Milei no Luna Park, em Buenos Aires, já havia alimentado especulações na imprensa argentina sobre sua queda.

Guillermo Francos terá a responsabilidade de negociar no Congresso um pacote de medidas liberais essenciais para o governo. O gabinete presidencial elogiou Francos, destacando seu profissionalismo, experiência e capacidade política, reconhecida por todas as forças políticas. E mais: Tarcísio sanciona lei que institui escolas cívico-militares em SP. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Hoy Dia; G1)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Cresce número de jovens 'nem-nem-nem'

O número de jovens que não estudam, não trabalham e nem estão procurando emprego aumentou no último ano, segundo levantamento do Ministério do Trabalho divulgado nesta terça-feira (28). No primeiro trimestre de 2023, o Brasil contava com 4 milhões de jovens entre 14 e 24 anos nessa situação, número que […]