A futura chanceler do governo Javier Milei, Diana Mondino, fez uma viagem relâmpago a Brasília. Ele se encontrou esta manhã (26) com o chanceler Mauro Vieira para convidar Lula (PT) para a posse do novo presidente da Argentina.
Durante a campanha eleitoral, o libertário tratou o petista como um “socialista envenenado” e prometeu não se reunir com governos “comunistas”. Uma carta assinada por Javier Milei, desta vez, chama o petista de “Estimado senhor presidente”. O conteúdo foi divulgado pelos portais G1 e ‘Valor Econômico’. (veja no fim da reportagem)
Javier Milei diz desejar um “trabalho frutífero e de construção de laços” entre Brasil e Argentina. O documento foi entregue pela futura chanceler argentina, Diana Mondino, ao chanceler brasileiro, Mauro Vieira, neste domingo (26).
“Desejo que o tempo em comum como presidentes e chefes de governo seja uma etapa de trabalho frutífero e de construção de laços que consolidem o papel que Argentina e Brasil podem e devem cumprir no acordo das nações”, diz trecho da carta.
Em outro trecho, Milei fala das ligações geográficas e estratégicas entre os dois países. “Sabemos que nossos países estão estreitamente ligados pela geografia e história e, a partir disso, desejemos seguir compartilhando áreas de complementariedade a nível de integração física, comércio e presença internacional, que permitem que toda esta ação conjunta se traduza, para ambos os lados, em crescimento e prosperidade para argentinos e brasileiros.”
Na mensagem, Milei convida Lula para a posse e afirma que petista “sabe e valoriza” o significado do momento de transição de governo.
O presidente eleito da Argentina disse que os dois países “têm muitos desafios” e que as mudanças baseadas nos “princípios da liberdade”, posicionarão Argentina e Brasil como “países competitivos”.
A carta, datada em 25 de novembro, termina com Milei dizendo que espera encontrar Lula na ocasião da posse. O presidente eleito da Argentina também cumprimenta o brasileiro: “receba a minha saudação, com estima e respeito.”
Na saída do encontro com Mauro Vieira, Diana Mondino disse que a parceria com o Brasil vai continuar e que esperar um Mercosul maior e melhor. Assista abaixo!
A futura ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, se reuniu hoje com o chanceler brasileiro Mauro Vieira. Ela disse que a parceria com o Brasil vai continuar, e que a Argentina quer um Mercosul maior e melhor.
➡ Assista ao #EspecialDeDomingo, com… pic.twitter.com/50lP6izIBA
— GloboNews (@GloboNews) November 26, 2023
E veja também: Hamas liberta mais 14 reféns israelenses e 3 tailandeses. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander