A deputada Carla Zambelli entrou com notícia-crime no STF contra Luís Inácio após o petista pedir que as pessoas pressionassem deputados e familiares, na casa dos parlamentares, para “incomodar a tranquilidade deles”. Assista abaixo!
“Que seja, desde já, determinado a Lula que se abstenha de manter contato com qualquer membro do Poder Legislativo, inclusive mantendo distância mínima destes, de sua residência, e da sede do Congresso Nacional, como medida de garantia da ordem pública. Lula incitou seus aliados a mapearem a residência dos parlamentares, inclusive indicando que as abordagens devem ser direcionadas aos familiares dos agentes políticos”, diz a deputada. Para Zambelli, o acolhimento do pedido é “medida de garantia da segurança e estabilidade do Poder Legislativo”.
No despacho, Zambelli pede que o Supremo adote as mesmas medidas adotadas contra o caminhoneiro Zé Trovão, alvo de inquérito às vésperas do 7 de Setembro do ano passado. Esse processo é relato por Alexandre de Moraes.
“A experiência do direito comparado demonstra que um ato pode ser caracterizado como antidemocrático se forem atendidos razoável grau de certeza no sentido de que algum mal pode advir desse discurso e fortes motivos para crer na gravidade do mal a ser causado —perigo sério. Fica claro, portanto, que a conduta de Lula é caracterizada como um ato antidemocrático”, diz Zambelli. Nas redes sociais, a deputada comentou sua decisão. Assista abaixo!
Protocolei hoje (06/04) denúncia no STF contra Lula por ter incitado que militantes invadissem casa de deputados. E agora, Supremo? 2 pesos duas medidas? pic.twitter.com/adg0OGckvY
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) April 6, 2022
E veja também: Alexandre de Moraes prorroga inquérito contra presidente Bolsonaro. Clique aqui para ver.