Durante a cerimônia de despedida do Papa Francisco no Vaticano, o cardeal Giovanni Battista Re, encarregado da homilia, relembrou uma frase marcante do pontífice:
“Construir pontes, e não muros, é uma exortação que ele repetiu muitas vezes”. A fala ocorreu na presença do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um dos líderes mundiais que participaram do funeral. À época, a declaração de Francisco foi obviamente associada ao presidente dos EUA, então em seu primeiro mandato.
O cardeal também destacou a postura de Francisco em defesa da paz, citando que “diante do eclodir de tantas guerras, inúmeras mortes e destruição, o Papa Francisco levantou incessantemente a sua voz implorando por paz e convidando à sensatez”.
Segundo ele, Francisco dizia: “A guerra, dizia ele, é somente morte de pessoas, destruição de casas, hospitais e escolas. A guerra deixa sempre o mundo pior do que estava”.
Donald Trump chamou atenção no Vaticano por vestir um terno azul, diferente do traje escuro tradicionalmente usado por outras autoridades em cerimônias fúnebres.
Já a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, optou por roupas pretas, como manda o protocolo. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a esposa, Janja da Silva, também estavam vestidos com trajes escuros. E mais: INSS tentou se isentar de responsabilidade por descontos indevidos antes de escândalo. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: O Globo; Poder360)
Battista Re:
🇮🇹“costruire ponti e non muri è un’esortazione che egli ha più volte ripetuto”
regia: procedendo a inquadrare Trump🇺🇸“building bridges, not walls, is an exhortation he has often repeated”
direction: proceeding to frame #Trump #PapaFrancesco #PopeFrancis #funeral pic.twitter.com/9jlOQM7VBV— Estée 🍰 (@esisteunposto) April 26, 2025