Pesquisa revela canção italiana mais querida no mundo

direitaonline



A música italiana segue conquistando admiradores ao redor do planeta, fortalecendo sua identidade cultural e expandindo a influência do idioma por meio de suas melodias icônicas.

Clássicos que atravessam gerações continuam sendo reconhecidos e celebrados internacionalmente, impulsionados por eventos musicais de prestígio como o Festival de Sanremo.



De acordo com os resultados parciais de uma pesquisa virtual realizada pela Società Dante Alighieri em diversos países por ocasião da 75ª edição do festival, a canção mais querida do público global é “Con te partirò” (“Time to say goodbye”), eternizada na voz do tenor toscano Andrea Bocelli.

O ranking segue com “Nel blu dipinto di blu”, de Domenico Modugno, e “Azzurro”, de Adriano Celentano. Entre as dez músicas mais votadas também estão “L’italiano” (Toto Cutugno); “Con te partirò”, na versão em italiano de Luciano Pavarotti; “Felicità” (Romina e Albano); “Un’estate italiana” (Gianna Nannini); “La solitudine” (Laura Pausini); “O sole mio” e “Sarà perchè ti amo” (Ricchi e Poveri).



A pesquisa, coordenada pelo professor Fabio Caon, da Universidade Ca’ Foscari, destaca o papel fundamental do Festival de Sanremo na disseminação da música italiana pelo mundo. Exemplo disso são os sucessos “Grande Amore”, de Il Volo; “Soldi” e “Tuta gold”, de Mahmood; além de “Zitti e buoni”, da banda Maneskin.

“A música italiana é um dos principais símbolos nacionais, como demonstra a difusão da língua italiana na música clássica. Valorizar as canções de Sanremo é um nível de diplomacia cultural que só a Itália possui, que nos divulga pelo mundo e que desejamos valorizar”, afirmou Alessandro Masi, secretário-geral da Società Dante Alighieri. (Foto: PixaBay; Fonte: Ansa)



Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro convoca manifestação pela anistia e contra Lula

O ex-presidente Bolsonaro convocou uma mobilização pelas redes sociais para março deste ano, destacando “Fora Lula 2026” como um dos principais temas. Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira (17) nas redes sociais de Bolsonaro e do pastor Silas Malafaia, que organiza o evento no Rio de Janeiro, o ex-presidente detalha […]