A Caixa Econômica Federal informou hoje (13) que suspendeu a oferta de crédito consignado para beneficiários do Bolsa Família a chamada linha Consignado Auxílio. Em comunicado, a Caixa disse que o produto passará por uma “revisão completa de parâmetros e critérios”. O antigo Auxílio Brasil voltou a se chamar Bolsa Família, na atual gestão.
A suspensão está valendo desde ontem (12). Segundo o banco, as contratações já realizadas não passarão por mudanças e as parcelas do financiamento serão debitadas de maneira regular e de acordo com cada contrato.
A Caixa criou o consignado do Auxílio Brasil, que também atende quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no dia 10 de outubro. A modalidade de crédito oferecia empréstimos aos beneficiários do Auxílio Brasil que podiam chegar a R$ 2,5 mil, pagos em parcelas de até R$ 160 descontadas do benefício por até 24 meses.
O crédito consignado é aquele concedido por instituições financeiras com desconto automático das parcelas em folha de pagamento do salário ou benefício.
Nova presidente
A nova presidente da CAIXA, Rita Serrano (foto acima), teve posse em cerimônia realizada na tarde da última quinta-feira (12), no teatro da CAIXA Cultural, em Brasília. A cerimônia contou com a presença de Lula, Janja Lula da Silva, Fernando Haddad, de funcionários do banco, além de atuais autoridades.
Em seu discurso de posse, a nova presidente afirmou o compromisso do banco com a inclusão social no Brasil. Segundo Rita, desde sua fundação, “a CAIXA é uma instituição importante para todos os brasileiros e brasileiras, com destaque para a gestão de políticas públicas protegidas à inclusão social, desenvolvimento ao longo de sua história”.
O presidente enfatizou que haverá uma reorganização no banco para cumprir com excelência o gerenciamento dos programas de transferência de renda do governo e do Minha Casa Minha Vida. Além disso, a CAIXA pretende “ampliar a parceria com estados e municípios para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, promover a inclusão bancária da população, avançar em tecnologia para oferecer melhores serviços e atendimento aos clientes, buscar a rentabilidade do negócio com equilíbrio entre as operações comerciais e as ações de inclusão e investir em projetos culturais”.
Perfil
Rita Serrano é empregada de carreira da CAIXA há 33 anos. É mestre em Administração e graduada em Estudos Sociais e História com especialização em Governança Corporativa. Ela é a quarta mulher a presidir a instituição e a segunda empregada de carreira. Nascida em Santo André (SP), atuou em diversos postos de representação de movimentos sociais e sindicais.
E veja também: PGR pede ao STF inclusão de Bolsonaro em inquérito sobre invasões. Clique AQUI para ver.