Buenos Aires, na Argentina, já conta com ônibus autônomos

direitaonline



Buenos Aires, capital da Argentina, agora conta com um ônibus autônomo circulando em um ambiente controlado. O veículo, que não necessita de motorista, já transportou duas mil pessoas e percorreu três mil quilômetros no parque de inovação próximo ao Estádio Monumental de Nuñez, do River Plate. A reportagem é do SBT. (assista mais abaixo)

Para embarcar, basta esperar em um dos quatro pontos pré-estabelecidos, aproximar-se e apertar o botão para abrir a porta. O veículo tem capacidade para 15 pessoas, sendo 11 sentadas e quatro em pé, além de ser acessível para pessoas com deficiência.

O ônibus custou aproximadamente US$ 300 mil e foi adquirido pela prefeitura de Buenos Aires em parceria com o Instituto Tecnológico de Buenos Aires. A fabricação é franco-japonesa. Até o momento, a operação tem sido segura, com câmeras e sensores que detectam obstáculos e param o veículo. Em caso de emergência, há a opção de controle manual.

Lien Tori, engenheiro envolvido no projeto, esclarece que o Instituto Tecnológico não participou da fabricação do ônibus, mas do seu funcionamento, desenhando rotas e observando a interação das pessoas com o veículo. Ele relata que, inicialmente, as pessoas estranham, mas logo ganham confiança.

Países como China já utilizam ônibus autônomos em grandes cidades. No Brasil, um modelo está em desenvolvimento, mas ainda não foi testado nas ruas.

Luis Bullrich, presidente do parque de inovação de Buenos Aires, reconhece que levará anos para que ônibus autônomos se tornem a norma, mas destaca que a experiência atual já fornece valiosas informações para preparar a cidade para o futuro. Assista! E mais: Países europeus exigem divulgação de atas eleitorais na Venezuela. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: SBT News)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Projeto prevê suspensão da CNH de quem realiza ultrapassagens perigosas

O Projeto de Lei 1405/24 altera o Código de Trânsito Brasileiro para definir como infração gravíssima realizar ultrapassagens perigosas ou dirigir de maneira irresponsável colocando em risco a vida de pessoas. A Câmara dos Deputados analisa a proposta. Clique AQUI para ver a proposta na íntegra. A proposta define como […]