Reportagem da colunista Amanda Cotrim, do portal UOL, revela que uma brasileira condenada pelos ataques aos Três Poderes, em 8 de janeiro, foi presa nesta terça-feira (28) em Buenos Aires, na Argentina.
Trata-se da primeira mulher capturada entre cinco brasileiros detidos nas últimas duas semanas. A prisão ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) enviar uma lista com 58 pedidos de extradição ao governo argentino.
Segundo a colunista, trata-se de Ana Paula de Souza, de 34 anos, condenada pelo STF a 14 anos de prisão. Ela teria sido foi encontrada na avenida Scalabrini Ortiz, no bairro de Palermo. A audiência de custódia está marcada para amanhã (29), quando o juiz Daniel Rafecas, da 3ª Vara Federal de Buenos Aires, decidirá se ela permanecerá presa preventivamente.
Os detidos podem recorrer à Suprema Corte argentina para responder ao processo em liberdade. Além disso, a Conare, órgão vinculado ao Ministério do Interior argentino, pode analisar pedidos de refúgio, o que impediria a extradição.
Segundo reportagens na imprensa brasileira, até setembro deste ano, 181 brasileiros solicitaram refúgio na Argentina, um salto expressivo em relação aos três pedidos registrados em 2023. E mais: Câmara e Senado devem votar pacote de Haddad antes do recesso, diz Pacheco. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: UOL)