O apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, entrevistou ontem (10) o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Lula, Paulo Pimenta. A conversa aconteceu em um centro de acolhimento à população desabrigada do Rio Grande do Sul.
Na conversa, o âncora falou a respeito de ‘fake news’, que, segundo o governo petista, estão atrapalhando o trabalho de resgate a respeito das vítimas da tragédia das chuvas do estado do Sul.
No começo da semana, Paulo Pimenta pediu ao Ministério da Justiça do Governo Lula a avaliação a respeito de abertura de um pedido de inquérito contra jornalistas, influenciadores e parlamentares por, supostamente, essas pessoas disseminarem notícias falsas a respeito dos trabalhos das autoridades.
Ricardo Lewandovski, chefe da pasta da Justiça, acatou o pedido de colega e encaminhou o o documento à Polícia Federal, que avalia a abertura da investigação.
Na entrevista com o ministro petista, Bonner falou a respeito deste inquérito e, apesar de dizer que houve muita fake news citada no pedido de Pimenta, o apresentador pontuou que boa parte dos investigados apenas tinha feito críticas gerais ao trabalho do governo, sem necessariamente ter mentido sobre um fato.
Uma das possíveis futuras investigadas, a influenciadora Steh Papaiano, por exemplo, foi incluída no pedido de Paulo Pimenta por escrever que “o estado como ente centralizador até agora só entregou dificuldade e ineficiência”. Clique AQUI para ver.
Assim, Bonner perguntou ao seu entrevistado “qual critério” foi usado para definir quem seria investigado e o motivo.
Disse o apresentador global: “Me chamou a atenção que, entre as postagens que o senhor encaminhou ao pedido de investigação….algumas não têm a característica tão clara de fake news. Algumas tem a característica mais de uma crítica ou de um comentário crítico ao governo. Eu gostaria de saber qual foi o critério que o senhor aplicou para incluir essa postagens também no seu pedido de investigação”.
Pimenta disse que respeita a liberdade de expressão e que jamais tentaria censurar o debate político “em um momento tão delicado”, mas não focou sua resposta objetivamente na pergunta do apresentador. Assista ao trecho específico abaixo e clique AQUI para ver a entrevista completa (de 6 minutos) no GloboPlay.
Pimentinha estava com Bonner.
O jornalista chegou a perguntar algo relevante sobre a censura perpetrada pelo ministro mas foi uma perguntinha já se desculpando tipo “eu sei do poder das fake News, mas por que o senhor incluiu críticas no seu relatório”?
O ministro não… pic.twitter.com/PcLVZ1P51D
— Júlia Zanatta (@apropriajulia) May 11, 2024