O partido português Chega está organizando um encontro internacional de líderes conservadores e um dos convidados é o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele deverá estar acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro. A informação foi revelada pelo jornal português ‘Correio da Manhã’, nesta quinta-feira (23).
Segundo o mesmo jornal, o Chega foi acionado, na semana passada, pelo gabinete de assessoria de Bolsonaro, com a sugestão de um encontro entre o ex-Presidente brasileiro e deputado conservador do Chega André Ventura, principal nome do partido de direita português.
A partir da proposta, Ventura decidiu então convidar outros líderes conservadores europeus: da Espanha irá Santiago Abascal, do Vox; a França estará representada por Marine Le Pen, da União Nacional; da Holanda irá Geert Wilders, do Partido da Liberdade.
Para Itália, os convites teriam sido enviados a Giorgia Meloni, primeira-ministra, e para Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro, mas nos casos dos conservadores italianos a participação é mais difícil, uma vez que possuem agenda oficial de governo.
O recinto para o evento ainda não é conhecido, segundo o Correio da Manhã, mas poderá acontecer no Campo Pequeno ou no Altice Arena, ambos os espaços em Lisboa. E deverá realizar-se durante a primeira metade de maio.
Se o evento de fato acontecer, como informa o jornal português, Bolsonaro estaria em Portugal apenas poucos dias depois de Lula, que foi convidado pelo governo português para as comemorações da ‘Revolução dos Cravos’ no país europeu.
André Ventura, do Chega, inclusive prometeu mobilizar a maior manifestação contra um chefe de estado em Portugal. A convocação está sendo feita, principalmente, entre integrantes de igrejas evangélicas, que estão em forte processo de crescimento em Portugal.