Está confirmado: o presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Portugal, em 13 e 14 de maio, para um congresso conservador europeu. Além dele, o ministro italiano Mateo Salvini e o deputado André Ventura, do partido português Chega, organizador do encontro, também são nomes garantidos. O anúncio foi feito pelo próprio parlamentar lusitano. Assista abaixo!
Militantes e amigos do Chega, anuncio-vos que o ex-Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, bem como o atual vice primeiro-ministro italiano, Matteo Slavini, já aceitaram o nosso convite para a grande cimeira mundial da direita, em Lisboa, nos dias 13 e 14 de Maio. Vai ser enorme! pic.twitter.com/mwohAZQZHe
— André Ventura (@AndreCVentura) April 7, 2023
Segundo a imprensa europeia, o Chega foi acionado pelo gabinete de assessoria de Bolsonaro com a sugestão de um encontro entre o ex-presidente brasileiro e deputado conservador, principal nome do partido de direita português.
A partir da proposta, Ventura decidiu então convidar outros líderes conservadores europeus: da Espanha irá Santiago Abascal, do Vox; a França estará representada por Marine Le Pen, da União Nacional; da Holanda irá Geert Wilders, do Partido da Liberdade. Ainda não há confirmação para esses nomes.
Para Itália, os convites foram enviados a Giorgia Meloni, primeira-ministra, e para Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro. No caso de Meloni, a participação era mais difícil por conta de sua agenda de governo.
A data agendada para o encontro, 13 e 14 de maio, é apenas poucos dias após a passagem de Lula por Portugal. O petista irá a convite do governo socialista para participar da solenidade em celebração à Revolução dos Cravos. André Ventura, do Chega, inclusive prometeu mobilizar a maior manifestação contra um chefe de estado em Portugal. A convocação está sendo feita, principalmente, entre integrantes de igrejas evangélicas, que estão em forte processo de crescimento em Portugal.