O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é operado na manhã deste domingo (13) no Hospital DF Star, em Brasília. A internação ocorreu no sábado, após sua transferência de Natal (RN) para a capital federal. A informação foi compartilhada pelo próprio Bolsonaro em mensagem enviada a parlamentares que o apoiam.
“Domingo, logo mais, às 08h me submeto a mais uma cirurgia, ainda decorrente da facada de 06/set/2018. Ao meu lado, o bispo JB Carvalho e bons médicos e enfermeiros. Se Deus quiser, tudo ocorrerá bem”, escreveu ele.
Segundo boletim médico divulgado pela equipe do hospital (íntegra abaixo), após nova avaliação clínica e cirúrgica, foram realizados exames complementares que constataram a continuidade do quadro de suboclusão intestinal, mesmo com os primeiros cuidados adotados.
“As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, informou a nota oficial.
A internação de Bolsonaro aconteceu na sexta-feira (11), após sentir-se mal durante compromissos no Rio Grande do Norte. Ele recebeu os primeiros cuidados em um hospital da cidade de Santa Cruz, no interior potiguar, e foi transferido por helicóptero até Natal.
Na capital do estado, exames detectaram uma obstrução intestinal, consequência dos ferimentos causados pelo ataque sofrido durante a campanha presidencial de 2018. A decisão de seguir para Brasília foi tomada por Bolsonaro em conjunto com seus familiares. O deslocamento foi feito em uma UTI aérea durante a noite.
Leia a íntegra da nota divulgada pelo hospital: “Brasília, 13 de abril de 2025 – O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas.
As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.