Nessa segunda-feira (25), o presidente Bolsonaro falou a respeito do “marco temporal” das terras indígenas, que é julgado no STF. Durante a Agrishow, ele criticou o marco e indicou que poderia não cumprir uma possível decisão do Supremo.
O caso analisa se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério do marco temporal, pelo qual indígenas só podem reivindicar a demarcação de terras já ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988. Em 15 de setembro, Moraes pediu mais tempo para analisar o processo e o devolveu em outubro, para retomada do julgamento.
Ao falar sobre a possibilidade de vitória sobre a tese do marco, Bolsonaro afirmou que cumprir a determinação seria “entregar as chaves para o Supremo”. “Tem uma ação que está sendo levada avante pelo ministro Fachin querendo um novo marco temporal. Se ele conseguir vitória nisso, me resta duas coisas: entregar as chaves para o Supremo ou falar que não vou cumprir. Eu não tenho alternativa”.
O presidente ainda defendeu que os outros poderes pensem no Brasil. “Não tenho alternativa. Queremos que os poderes do Brasil olhem para o Brasil, e não para o poder. Se quiserem disputar a presidência, tá aí, tem vários partidos abertos oferecendo vagas. Quem sabe essa pessoa é a terceira via”. Assista abaixo.
Forte discurso de Bolsonaro hoje na Agrishow! pic.twitter.com/I8e7NG6li4
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) April 25, 2022
E veja também: PF investiga compra de ventiladores pulmonares pelo Consórcio Nordeste. Clique aqui para ver.
Clique AQUI para nos seguir no FACEBOOK.
Clique AQUI para nos seguir no TWITTER
Clique AQUI para ver Quem Somos & Apoie