O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nessa segunda-feira (24) que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi responsável por prejudicar sua chapa nas eleições de 2022. Segundo ele, o episódio em que a parlamentar foi flagrada perseguindo um homem armada, em outubro daquele ano, influenciou eleitores indecisos e contribuiu para sua derrota.
“Aquela imagem da Carla Zambelli, da forma que foi usada, perseguindo o cara lá… Teve gente que pensou: ‘Olha, o Bolsonaro defende o armamento’. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto. Ela tirou o mandato da gente”, afirmou Bolsonaro em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.
O comentário do ex-presidente ocorre em meio ao julgamento da deputada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa sua condenação por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. O caso aconteceu na véspera do segundo turno das eleições, quando Zambelli foi filmada correndo com uma pistola em um bairro nobre de São Paulo.
Bolsonaro sempre defendeu políticas de flexibilização do porte e posse de armas, mas argumentou que o episódio da deputada reforçou uma narrativa negativa sobre sua campanha e afastou eleitores que poderiam ter votado nele. Veja abaixo! E mais: Defesa de Bolsonaro contesta acusações e pede rejeição da denúncia. Clique AQUI para ver.