O Ministério Público Federal (MPF) anunciou ontem (17) que irá monitorar um inquérito da Polícia Federal que investiga a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter “importunado” uma baleia jubarte durante uma visita a São Sebastião, São Paulo, em junho deste ano. A informação foi publicada no Diário Oficial do MPF.
De acordo com a procuradora Marília Soares Ferreira Iftim, vídeos e fotos compartilhados em redes sociais mostram o momento em que Bolsonaro, a bordo de um jetski com o motor ligado, teria se aproximado a cerca de 15 metros da baleia que estava na superfície.
A procuradora alega que as imagens foram capturadas a partir de outra embarcação, permitindo a identificação de uma única pessoa na mota náutica, que estaria conduzindo e gravando um vídeo simultaneamente. A procuradora sugere que essa pessoa é supostamente o ex-presidente, mas ressalta a necessidade de uma “elucidação” mais detalhada dos fatos.
Em junho deste ano, durante o feriado de Corpus Christi, Bolsonaro visitou São Sebastião, hospedando-se em uma casa na Praia de Maresias e posando para fotos com populares.
No mês de agosto, um vereador foi multado em R$ 2,5 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por ‘molestar intencionalmente’ uma baleia jubarte na mesma região. Wagner Teixeira (Avante) publicou um vídeo em suas redes sociais, mostrando-se ao lado do animal em 12 de junho.
A legislação brasileira proíbe ato de ‘molestar intencionalmente qualquer espécie de cetáceo’, considerando tal ação uma infração administrativa contra o meio ambiente. Uma portaria do Ibama estabelece que é proibido que embarcações se aproximem de qualquer espécie de baleia com o motor ligado a menos de 100 metros de distância do animal.
Nas redes sociais, Fábio Wajgarten, um dos advogados do ex-presidente, contestou a investigação. Segundo ele, o período era de ‘temporada de baleias’ e até pacotes para visitas ao local onde se encontram os animais são vendidos sem qualquer restrição. Ainda segundo ele, Bolsonaro ficou perto da baleia de forma inesperada.
A temporada de baleias no Litoral Norte de SP foi espetacular, com avistamentos quase todos os dias. Inúmeras empresas anunciaram passeios diários com diferentes pacotes. Isso pode. ✅
O Presidente @jairbolsonaro absolutamente de forma inesperada avistou uma baleia e torna-se… https://t.co/XFRU5NRBsJ— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) November 18, 2023
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander