Bolsonaro anuncia redução do preço da energia elétrica a partir de 16 abril

direitaonline



O presidente Bolsonaro anunciou, nesta quarta-feira (6), o início da bandeira verde na energia elétrica para todos os consumidores a partir de 16 de abril. Atualmente vigora a bandeira de Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. A mudança de cor da bandeira significa uma redução de cerca de 20% nas contas de energia elétrica.

“Em 2021 o Brasil enfrentou a pior seca dos últimos 91 anos. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o Governo Federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado. Os usos múltiplos da água foram preservados”, disse Bolsonaro em seus canais nas redes sociais.

Ele explicou também algumas peculiaridades que possibilitaram a diminuição na conta de energia elétrica. “Além disso, já foi retomada a operação da hidrovia Tietê-Paraná. A hidrovia retornou a operação em 15 de março de 2022, mais de dois meses antes do planejado, um esforço coordenado do Governo Federal, em especial do Ministério de Minas e Energia e do Ministério da Infraestrutura. O reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% do volume útil”.

Assim, não será mais necessário o acionamento de geração termelétrica adicional no sistema. Com a redução da geração termelétrica mais cara e o aumento da produção das hidrelétricas e das demais fontes renováveis, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro, o que se traduzirá em menores tarifas para os consumidores.

 

E veja também: Bolsonaro diz que vai mandar vídeo de Lula para Putin. Clique aqui para ver.

QUEM SOMOS & APOIE!

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Deputados rejeitam urgência a projeto de combate a “Fake News”

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por insuficiência de votos, nesta quarta-feira (6), o requerimento de urgência da proposta que busca impedir as fake news. Apesar de a urgência obter mais votos favoráveis, 249 a 207, eram necessários 257 votos para aprovação. OU seja, por 8 votos a urgência […]