O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu publicamente, nesta segunda-feira (7), a mensagem de apoio enviada por Donald Trump em sua rede social Truth Social.
Na postagem, o presidente norte-americano afirmou que o Brasil estaria tratando Bolsonaro de forma “terrível” e classificou os processos contra ele como parte de uma “caça às bruxas”.
Em resposta, Bolsonaro utilizou seu perfil no X (antigo Twitter) para se manifestar: “Agradeço ao ilustre Presidente e amigo. Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resistência.”
O ex-chefe do Executivo brasileiro também fez um paralelo entre sua situação e a trajetória do aliado republicano. Segundo ele, as acusações que enfrenta no Supremo Tribunal Federal seriam fruto de uma “clara perseguição política”.
A referência de Bolsonaro é ao processo criminal no qual ele é réu, sob acusação de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele prestou depoimento à Justiça em junho, e o julgamento está previsto para ocorrer entre os meses de agosto e setembro, após a apresentação das alegações finais pela Procuradoria-Geral da República e pelas defesas dos acusados.
“Vossa Excelência passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos”, afirmou Bolsonaro, dirigindo-se diretamente a Trump.
Na publicação feita por Trump horas antes, o presidente dos EUA expressou solidariedade a Bolsonaro e disse estar acompanhando de perto o desenrolar do caso:
“O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo.” Trump encerrou a mensagem com um apelo direto: “Leave Bolsonaro alone” (“Deixem Bolsonaro em paz”). (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Poder360)
– Recebi com muita alegria a nota do Presidente @realDonaldTrump . Convivi por dois anos com o Pres. Trump, onde sempre defendemos os interesses dos nossos povos e a liberdade de todos.
– Este processo ao qual respondo é uma aberração jurídica (Lawfare), clara perseguição…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 7, 2025
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 7, 2025