O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste domingo (10) que pediu ao seu governo para considerar se ele tem autoridade para declarar uma emergência de saúde pública relacionada ao aborto depois que a Suprema Corte revogou a decisão “Roe vs. Wade” que legalizou o aborto em todo o país. Os comentários acontecem depois que Biden assinou na sexta-feira uma ordem executiva para facilitar o acesso a serviços para interromper a gravidez.
Biden estava a caminho de um passeio de bicicleta perto de sua residência, em Delaware, quando parou para falar com repórteres, que perguntaram se ele estava considerando declarar uma emergência de saúde pública em relação ao acesso ao aborto. O presidente respondeu que estava pedindo a sua equipe para ver “se tenho autoridade” e quais seriam os impactos da ação.
Biden está sob pressão de seu próprio partido para agir após a decisão histórica do mês passado da Suprema Corte, que delegou a cada estado a decisão a respeito do aborto. E veja também: Bolsonaro recebe oração e discursa em Marcha para Jesus em Uberlândia (MG). Clique aqui para ver.