Em meio às críticas de Lula a Roberto Campos Neto, o Banco Central publicou nas redes sociais um meme criticando “a vontade de gastar sem poder”. O post (veja abaixo), inspirado no filme “Divertidamente 2”, foi visto como uma indireta ao governo petista.
Os personagens da animação, que representam sentimentos e emoções como angústia e tristeza, foram usados pelo BC para surfar na popularidade do filme. O meme mostra personagens assustados com uma “nova emoção”, dizendo: “Oi, eu sou a vontade de gastar sem poder”.
Apesar da brincadeira, a legenda do post tentou suavizar a mensagem: “Manter as emoções sob controle ao fazer compras é essencial para evitar gastos impulsivos. Antes de comprar, pergunte-se se realmente precisa do item. Estabeleça um orçamento e siga-o rigorosamente. Planejar suas finanças permite identificar prioridades, economizar e evitar dívidas”.
A publicação coincidiu com o momento em que o governo enfrenta pressão do mercado para cortar gastos e manter o arcabouço fiscal. Além disso, foi feita após Lula criticar o comportamento do BC em entrevista à CBN, dizendo que o presidente da instituição “não demonstra nenhuma capacidade de autonomia” e “tem lado político”.
Ver essa foto no Instagram