Nesta segunda-feira (27) acontece a abertura da 24ª ‘Conferência Nacional da Advocacia Brasileira’, no Expominas, em Belo Horizonte. O tema do evento será “Constituição, Democracia e Liberdades”.
A Conferência seguirá até quarta-feira (29/11). A organização é do Conselho Federal da OAB e da seccional mineira. Pouco mais de 20 mil pessoas se inscreveram no evento, entre advogados, estudantes, juristas, magistrados, deputados estaduais e federais, e membros do Poder Executivo. A conferência terá cerca de 50 painéis e mais de 400 palestrantes.
A solenidade de abertura hoje (27) conta com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti; do presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo; e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que fará a ‘Conferência Magna de Abertura’.
Apesar de seu momento especial no evento, Barroso passou por uma situação, digamos, ‘difícil’ na Conferência.
Para entender: a OAB vem reclamando do Supremo Tribunal Federal, em especial do ministro Alexandre de Moraes, pela impossibilidade de advogados fazerem sustentação oral em determinados casos que chegam à Corte.
Foram duas vezes, este ano, em que houve desavença pública entre o ministro e a Ordem dos Advogados. A primeira, em 7 de novembro, o ministro Alexandre presidia sessão da Primeira Turma e negou a um advogado o direito de realizar sustentação oral na tribuna do colegiado, alegando que o colegiado já havia decidido pela não admissibilidade de sustentação nos agravos, e que o regimento do STF prevalecia sobre a norma geral.
Então, o ‘Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil’ (CFOAB) e a ‘Seccional da OAB na Paraíba’ expressaram veemente discordância em relação à postura de Moraes por meio de uma nota de repúdio.
Na semana passada, novamente um advogado pediu direto à sustentação oral, e, mais uma vez, Alexandre de Moraes negou e chegou a ironizar avisando que a “OAB vai lançar nota, vai ter 4 mil tuítes dos inimigos….”. Clique AQUI para ver.
Hoje (27), porém, foi a vez da OAB falar “alto e em bom som”. Em fortíssimo discurso, que chegou a fazer os presentes na solenidade aplaudirem e pé, Sérgio Leonardo, Presidente da OAB/MG, exigiu “respeito à advocacia” e falou em “excessos de magistrados nas instituições superiores”.
Presente na mesa, Luís Roberto Barroso ouviu tudo com a mão no rosto, enquanto percebia todos ao lado se levantando para aplaudir às críticas à Corte da qual é o atua presidente. Assista abaixo!
🚨AGORA – EM CONFERÊNCIA DA ADVOCACIA, Dr. Sérgio Leonardo, Presidente da OAB/MINAS GERAIS FAZ EMOCIONANTE DISCURSO E O MIN. BARROSO ESCONDE ROSTO.
NÃO IREMOS RETROCEDER COLEGAS! Avante 🇧🇷
✍🏻Advocacia não é profissão de covardes. pic.twitter.com/KkytPlrfS1
— Advogados de Direita Brasil®️ (@movadvdireitabr) November 27, 2023
Em evento com a presença de Luís Roberto Barroso, presidente da OAB de Minas Gerais critica “excessos praticados por magistrados nos tribunais superiores”.
“Somos adeptos do diálogo como
forma de construir pontes ”, afirmou Sérgio Leonardo dirigindo-se ao Presidente do STF. pic.twitter.com/Da92qM7xmO— Metrópoles (@Metropoles) November 27, 2023
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander