Banco do Brasil encerra conta nos EUA do ex-presidente Jair Bolsonaro

direitaonline



O Banco do Brasil encerrou uma conta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mantinha nos Estados Unidos. As informações foram divulgada pelo jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, nesta quinta-feira (20). Segundo o colunista, o motivo foi por “questão de compliance”.

Compliance é um termo que se origina do verbo em inglês “to comply”, que significa “cumprir” ou “conformar-se”. No contexto empresarial e jurídico, o compliance refere-se ao conjunto de práticas e processos adotados por organizações com o objetivo de assegurar que todas as suas atividades estejam em total conformidade com as leis, regulamentos, normas internas, princípios éticos e padrões estabelecidos.

O objetivo central do compliance é garantir a integridade das operações de uma empresa, evitando a ocorrência de condutas ilegais, fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro e outras práticas inadequadas que possam prejudicar a imagem e a reputação da organização.

Para alcançar esse propósito, as empresas desenvolvem e implementam políticas, procedimentos, controles internos e programas de treinamento que visam promover uma cultura de ética, transparência e responsabilidade em todos os níveis hierárquicos.

Sobre o caso de Bolsonaro, o Banco do Brasil informou ao colunista possuir “protocolos rígidos de acompanhamento das movimentações financeiras de seus clientes”. E disse “respeitar integralmente a legislação e a regulamentação bancária em todos os países em que atua”.

Bolsonaro abriu a conta em dezembro, no BB Americas, braço do Banco do Brasil nos Estados Unidos. Ainda de acordo com Guilherme Amado, nessa conta no exterior havia 135 mil dólares, que foram convertidos para reais e transferidos para outra conta do ex-presidente no Brasil.

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, também informou que teve sua conta no mesmo banco encerrada, segundo ele “sem aviso”. Já o ex-presidente Bolsonaro ainda não se manifestou a respeito do assunto.

 

Confira a nota do Banco do Brasil sobre o bloqueio na conta. “O Banco do Brasil informa que dispõe de protocolos rígidos de acompanhamento das movimentações financeiras de seus clientes e que tanto o BB como o BB Americas respeitam integralmente a legislação e regulamentação bancária nos países em que atuam. Em respeito ao sigilo bancário, nem o BB nem o BB Americas comentam movimentações financeiras específicas de seus clientes.”


Fonte: Metrópoles
Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bancos terão horário alterado nos jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina de Futebol

Os bancos de todo o país irão alterar o horário de funcionamento durante os dias em que houver jogos no Brasil na Copa do Mundo Feminina de Futebol, segundo informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) nesta quinta-feira (20). A instituição justificou a decisão pelo “elevado interesse pela Copa do […]