David Vélez, fundador e CEO do Nubank, expressou entusiasmo com a eleição de Donald Trump nos EUA, acreditando que isso trará benefícios significativos para sua empresa ao legitimar o mercado de criptomoedas, onde a fintech já atua.
“Hoje somos a segunda maior plataforma de criptomoeda. A última coisa que faltava para o mercado de cripto era os Estados Unidos dar seu OK a essa indústria”, disse ele a jornalistas brasileiros em Davos, durante o encontro anual do Fórum Econômico Mundial, conforme reportagem da Folha.
Com Trump no comando, Vélez acredita que “muda completamente como os reguladores em nível mundial vão pensar sobre cripto. O Brasil sempre foi muito pró-cripto e muito avançado, mas, para o resto do mundo, isso abre potenciais oportunidades de expansão internacional para alguém como a gente, via cripto e via outras tecnologias”.
Atualmente, o Nubank está presente no Brasil, onde, após quase 12 anos, conquistou 100 milhões de clientes (ou 60% da população adulta do país), no México, com 10 milhões de clientes (10% da população adulta), e na Colômbia, país natal de Vélez, com 3 milhões de clientes (pouco menos de 10% da população adulta).
No seu primeiro dia, Trump assinou mais de 80 ordens executivas. Reportagens indicam que há mais de 200 ordens adicionais a caminho, muitas das quais devem favorecer o setor ‘cripto’, entre elas estariam fornecer mais clareza para a regulamentação.
Para 2025, o plano é manter o foco nesses três países, com uma prioridade especial na expansão no México, onde Vélez acredita ser possível alcançar uma participação de mercado semelhante à do Brasil.
Quanto aos EUA, ele menciona que uma possível operação futura seria regional, pelo menos inicialmente. Vélez identifica áreas nos Estados Unidos com um perfil bancário similar ao brasileiro, mas não especifica quais.
“O crescimento no Brasil continua incrivelmente acelerado, mais de 1 milhão de clientes ainda entrando por mês. E [2024] foi um ano muito bom em termos de aumento de produtos no Brasil, a gente continuou crescendo nossos produtos de crédito, lançamos e realmente começamos a escalar consignado ao público, e lançamos na segunda-feira (20) nosso serviço de telefonia, o NuCel”, afirma.
Aumentar a oferta de serviços em setores além do financeiro (já incluindo marketplace e venda de viagens) também faz parte da estratégia.
O Nubank se orgulha de conceder 16% dos empréstimos pessoais no Brasil e ter sido responsável por 30% do crescimento em 2024, mas sempre com valores menores e prazos mais curtos, sem ofertar produtos de financiamento de longo prazo. E mais: As últimas informações sobre os exercícios militares da Venezuela na fronteira com o Brasil. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Folha de SP)