Avião de Lula pousa depois de 5 horas voando em círculos

direitaonline



Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva chegaram em segurança ao Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, próximo à Cidade do México, às 22h16 desta terça-feira (1º). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião presidencial VC-1 apresentou um problema técnico logo após a decolagem.

Devido à falha, a aeronave precisou sobrevoar por cerca de cinco horas para realizar a queima de combustível, mantendo uma altitude média de aproximadamente 3.800 metros, conforme dados da plataforma FlightAware. Veja na imagem abaixo.

Na quarta-feira (2), Lula e sua equipe embarcaram em outra aeronave da FAB rumo a Brasília. Ainda não foi divulgado o motivo específico do problema técnico que afetou o Airbus A329CJ presidencial, mas os procedimentos de segurança foram concluídos com sucesso. Os nomes dos integrantes da comitiva que estavam a bordo não foram informados.

Durante sua passagem pelo México, Lula cumpriu compromissos oficiais por dois dias, com destaque para a cerimônia de posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum. No final da noite de terça-feira, Lula embarcou no avião reserva da Presidência, que normalmente o acompanha em suas viagens. A previsão é que ele chegue a Brasília na manhã de quarta.

A Força Aérea Brasileira divulgou uma nota assinada pelo comandante Marcelo Kanitz Damasceno, confirmando o problema técnico e informando que “foram realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado”. A nota acrescentava que os pilotos aguardaram o consumo de combustível necessário “para retornar ao mesmo aeródromo de decolagem, realizar a troca de aeronave e seguir viagem para Brasília.”

O sobrevoo para a queima de combustível é uma prática comum na aviação, pois os aviões costumam decolar com um peso maior devido à quantidade de combustível, o que torna o pouso imediato uma operação de risco.

Embora haja a hipótese de que um pássaro tenha atingido um dos motores, militares da Aeronáutica afirmam que apenas uma investigação em solo poderá confirmar a causa exata do problema, segundo reportagem da Folha de SP.

Além de Lula, a primeira-dama Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Cida Gonçalves (Mulheres), o diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, e outros assessores estavam a bordo do avião presidencial. E mais: Irã lança ataque com mísseis contra Israel; ONU teme ampliação da guerra. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fontes: EBC; Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ministério da Fazenda autoriza 199 marcas de bets no país; veja lista

Um total de 199 marcas operadas por 95 empresas de bets estão autorizadas a continuar operando no país. O Ministério da Fazenda divulgou na noite dessa terça-feira (1º) a lista das casas de apostas virtuais que pediram autorização até 30 de setembro e cumpriram os requisitos legais para se manterem […]