Irã lança ataque com mísseis contra Israel; ONU teme ampliação da guerra

direitaonline



O Irã lançou dezenas de mísseis contra Israel na terça-feira, uma série de ataques que o país diz serem em resposta às mortes de líderes do Hezbollah e do Hamas. Vídeos mostram momento em que mísseis do Irã atingem Israel. Clique AQUI para ver.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) alertaram os cidadãos para que se abriguem e sigam as instruções do ‘Comando da Frente Interna’, enquanto o sistema de defesa antimísseis de Israel trabalha para interceptar os foguetes que chegam.

“Durante a defesa, realizamos algumas interceptações”, disse o porta-voz da IDF, o contra-almirante Daniel Hagari, depois que o ataque acabou. “Há alguns impactos no centro e em áreas no sul do país.”

Hagari disse que, embora Israel ainda esteja avaliando o ataque iraniano, as autoridades “não estão cientes das baixas”.

Um oficial de defesa dos EUA disse à Fox News em um comunicado que as forças dos EUA na região estavam se defendendo do bombardeio iraniano contra Israel. “De acordo com nosso firme compromisso com a segurança de Israel, as forças dos EUA na região estão atualmente se defendendo contra mísseis lançados pelo Irã visando Israel”, disse o oficial.

“Nossas forças permanecem posicionadas para fornecer suporte defensivo adicional e proteger as forças dos EUA que operam na região.”

A Guarda Revolucionária do Irã disse que esta última saraivada de mísseis é uma retaliação pela morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em Beirute, Líbano, em um ataque aéreo israelense no final da semana passada, e pela morte do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, em julho, de acordo com o correspondente estrangeiro chefe da Fox News, Trey Yingst.

A Guarda Revolucionária do Irã alertou em um comunicado divulgado pela mídia estatal iraniana que se Israel responder ao bombardeio de mísseis, “enfrentará ataques esmagadores”.

Um alto funcionário da Casa Branca disse à Fox News na manhã de terça-feira que o Irã estava se preparando para lançar “iminentemente” um ataque de míssil balístico contra Israel. A medida ocorre após semanas de ataques israelenses contra representantes de Teerã na região.

“Os Estados Unidos têm indícios de que o Irã está se preparando para lançar um ataque de míssil balístico contra Israel”, disse o oficial. “Estamos apoiando ativamente os preparativos defensivos para defender Israel contra esse ataque. Um ataque militar direto do Irã contra Israel terá consequências severas para o Irã.”

Outra autoridade dos EUA disse anteriormente à Fox News que o Irã poderia lançar seu ataque já na tarde de terça-feira, dizendo que os EUA viram movimentação adicional de mísseis no Irã para se preparar para o ataque agora “iminente”.

A autoridade acrescentou que o ataque do Irã pode se parecer com o que foi lançado em abril contra Israel, que tinha mais de 300 mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro e drones.

Embora a autoridade norte-americana não saiba qual será o escopo ou tamanho exato, ela disse que o Irã está em estado de prontidão para lançar um ataque a Israel dentro de 12 a 24 horas desde o início de agosto, após o assassinato do líder do Hamas Ismail Haniyeh em 31 de julho , em Teerã.

O Irã já lançou um ataque direto sem precedentes contra Israel em abril, embora os representantes do regime, o Hamas em Gaza e o Hezbollah no Líbano, tenham trocado ataques com Israel desde que a guerra entre Israel e o Hamas começou em 7 de outubro.

Na terça-feira, Israel estava iniciando uma invasão terrestre limitada no sul do Líbano contra alvos do Hezbollah. Vídeos mostram momento em que mísseis do Irã atingem Israel. Clique AQUI para ver.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou a “ampliação do conflito no Oriente Médio, com escalada após escalada”. “Isso precisa parar. Precisamos absolutamente de um cessar-fogo,” disse ele em um comunicado.

Já a Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, afirmou que condena o ataque “nos termos mais fortes possíveis”. “Advertimos urgentemente o Irã sobre essa perigosa escalada. O Irã deve parar o ataque imediatamente. Está levando a região ainda mais à beira do abismo”, disse ela no X.

O presidente dos EUA, Joe Biden, também falou sobre o assunto na rede social X após uma reunião realizada com a vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris, e a equipe de segurança nacional da Casa Branca. “Discutimos como os EUA estão preparados para ajudar Israel a se defender contra esses ataques e proteger funcionários americanos na região”, afirmou. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: FoxNews; Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Avião de Lula tem problema técnico e retorna ao México

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, nesta terça-feira (1º), que a aeronave presidencial VC-1, que transporta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e comitiva, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, onde o presidente cumpriu agenda oficial nos últimos dois dias. Sem detalhar o […]