Avião da Azul decola ‘aos 45 do 2º tempo’ na pista do Aeroporto de Congonhas

direitaonline



Na tarde desta segunda-feira, um avião Embraer E195-E1 da Azul, de matrícula PR-AXX, decolou do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O voo AD2610, parte da tradicional Ponte Aérea, teve uma decolagem que chamou a atenção por ocorrer nos últimos instantes da pista.

Durante a decolagem, a aeronave demorou a ganhar altitude, e as rodas do trem de pouso principal saíram do chão pouco antes da marcação numérica da cabeceira 17 direita, próxima à Avenida Washington Luís. Isso fez com que o jato sobrevoasse muito baixo sobre o EMAS (Engineered Materials Arrestor System), um sistema de desaceleração com materiais projetados.

Esse sistema utiliza concreto especialmente projetado para que as rodas da aeronave fiquem atoladas, desacelerando e contendo o avião antes de sair do perímetro do aeroporto. A nova área de escape foi entregue pelo Ministério da Infraestrutura do governo Bolsonaro, em março de 2022.

Apesar da decolagem crítica, o avião conseguiu subir normalmente e completou o voo até o Aeroporto Santos Dumont sem incidentes adicionais. O momento foi captado por uma câmera ao vivo do canal ‘Golf Oscar Romeo’, que mostrou a decolagem próxima ao final da pista. Segundo dados do site FlightRadar24, o voo decolou de Congonhas às 16h35 e chegou ao Santos Dumont às 17h15. (Assista abaixo)

A Azul, em nota ao g1, informou que abriu uma investigação interna para apurar o ocorrido no voo AD 2610. A companhia ressaltou que opera de acordo com padrões nacionais e internacionais de segurança, que são seu valor primordial, e que o voo seguiu para o destino sem qualquer intercorrência. (Fontes: Folha de SP; G1)

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Carla Zambelli convoca ato “fora, Lula” na Avenida Paulista para 9 de junho

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) convocou, por meio de suas redes sociais, um ato contra Luiz Inácio (PT) para o dia 9 de junho, um domingo, às 14h, na avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). O protesto, intitulado ‘#foralula’, terá como ponto […]