Augusto Aras abre representação contra Kim Kataguiri por contrato com fundação

direitaonline



Augusto Aras entrou com representação contra o deputado federal Kim Kataguiri pela acusação de suposto uso irregular de sua verba parlamentar para contratar uma pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ligada à USP.

Segundo kataguiri, a contratação do estudo, no valor de R$ 50 mil, teve como objetivo fazer uma avaliação econômica do projeto de lei que alterava o licenciamento ambiental, do qual Kataguiri era relator. O caso foi revelado pela revista Veja, que alega que Kataguiri realizou um pagamento em espécie para a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em outubro de 2020.

A argumentação de Aras é de conflito de interesses, baseada numa acusação do Ministério Público de 2020 que apontava o MBL (Movimento Brasil Livre), entidade à qual o parlamentar está ligado, como tendo atuado na contratação de um aliado pela fundação.

“A transferência ocorreu doze dias antes de o Ministério Público de São Paulo ter denunciado lideranças do MBL, sob acusação de terem beneficiado a Fipe na obtenção de contratos junto ao governo paulista. Desde aquela época, a promotoria procura entender os vínculos entre o movimento e a entidade”, diz Veja. O caso foi posteriormente arquivado, com a rejeição da denúncia do Ministério Público contra o movimento.

Resposta
À própria Veja, Kim Kataguri afirma ter feito o pagamento em dinheiro porque não tinha limite bancário suficiente para realizar transferências daquela monta. “O pagamento não foi entregue em espécie para a Fipe, mas sim em depósito bancário, como consta no recibo”, diz a nota.

Já ao jornal Folha de São Paulo em sua versão online, o deputado disse que o real objetivo de Aras é perseguir adversários. “No mesmo dia em que ele acha que não tem nada para incriminar o Bolsonaro no caso do MEC, em que o governo admite a atuação irregular de pastores, ele abre uma investigação sobre um estudo de interesse público, feito por instituição respeitada como a Fipe”.

E veja também: Ações da Netflix derretem 40% após anuncio da perda de 200 mil assinantes. Clique aqui para ver.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Após visita de governo federal, Índia anuncia que quer comprar mais petróleo do Brasil

A Índia, o terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo, está buscando aumentar as compras de petróleo do Brasil, disse o ministro do Petróleo daquele país, Hardeep Singh Puri, nesta quinta-feira (21), após uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque. Atualmente a Índia […]