O Papa Francisco tem apresentado sinais de melhora e já realiza algumas tarefas, informou o Vaticano nesta sexta-feira (21), enquanto o pontífice, de 88 anos, completa seu oitavo dia internado no hospital para tratar uma pneumonia dupla. Desde 14 de fevereiro, ele está sob cuidados no Hospital Gemelli, em Roma, após enfrentar dificuldades respiratórias persistentes nos dias anteriores.
A pneumonia dupla, uma infecção severa que afeta ambos os pulmões, pode causar inflamação e cicatrizes nos tecidos pulmonares, comprometendo a respiração. Em uma breve atualização nesta sexta-feira (21), o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, destacou que Francisco passou uma boa noite de sono e tomou café da manhã normalmente.
Uma fonte da Santa Sé, que preferiu não se identificar por não ter autorização para comentar o estado de saúde do papa, revelou que ele está respirando sem auxílio de equipamentos. A autoridade acrescentou que o pontífice conseguiu se deslocar pelo quarto, atendeu a algumas ligações telefônicas e segue lidando com assuntos administrativos.
Durante uma coletiva de imprensa realizada hoje (21), o médico responsável pelo cuidado de Francisco foi questionado por jornalistas sobre a possibilidade de divulgar uma foto do papa. O especialista respondeu com firmeza:
“Não queremos uma foto do Papa de pijama no jornal, né? Vamos respeitar a privacidade, sua intimidade. Quando ele quiser se mostrar, vai se mostrar. Mas tem que se vestir como Papa (…). As fotos falam por si só. Se eu colocar uma foto do Papa com dificuldades, transmito dificuldades. Vocês têm fotos boas (…). Eu espero que vocês trabalhem por ele, não contra ele”. A declaração reforça a preocupação com a dignidade do pontífice em meio ao tratamento. Assista abaixo!
Médico responde aos pedidos de fotos do Papa Francisco no hospital: “Não queremos uma foto do Papa de pijama no jornal, né? Vamos respeitar a privacidade, sua intimidade. Quando ele quiser se mostrar, vai se mostrar. Mas tem que se vestir como Papa (…). As fotos falam por si… pic.twitter.com/Rfp51TdGyZ
— GloboNews (@GloboNews) February 21, 2025
"Vamos deixar claro: o Papa não está conectado a nenhuma máquina, nenhum equipamento. No máximo, ele coloca um pouco de oxigênio para ajudar na hora de uma crise asmática que tem de vez em quando. Ele está respirando espontaneamente e se alimentando", afirma o médico do… pic.twitter.com/VhPn3q9KP4
— GloboNews (@GloboNews) February 21, 2025
"Foi o próprio Papa que pediu para a gente falar sobre o estado de saúde", afirma médico do pontífice. "Às vezes, ele sente falta de ar. Mas a cabeça dele é de uma pessoa de até 50 anos. No outro dia, queria explicar uma coisa para ele e me inclinei para perto dele. Ele perguntou… pic.twitter.com/9OPdQSoMyu
— GloboNews (@GloboNews) February 21, 2025
"A pergunta é: o Papa está fora de perigo? Não, ele não está fora de perigo", diz médico que está cuidando de Francisco. "A porta está aberta para ambas possibilidades".
➡ Assista ao #Estudioi: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/RvsmZrB6HD
— GloboNews (@GloboNews) February 21, 2025
“O Santo Padre sempre quis que falássemos a verdade para eliminar qualquer sombra de dúvida. O que ele tem? Uma infecção polimicrobiana, com muitos germes, vírus, micetos e bactérias. É uma situação crônica, que não se cura, mas que se consegue melhorar”, explicam os médicos do… pic.twitter.com/3bdaQx9siN
— GloboNews (@GloboNews) February 21, 2025
"Ele se mantém de bom humor. Hoje de manhã, dissemos 'bom dia, Santo Padre' e ele respondeu 'bom dia, santo filho'", diz médico do Papa Francisco.
➡ Assista ao #Estudioi: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/FwKDd7zjTD
— GloboNews (@GloboNews) February 21, 2025