O relatório de 884 páginas da Polícia Federal, que investiga um eventual plano de golpe de Estado após as eleições de 2022, trouxe uma referência curiosa: o nome do ator norte-americano Will Smith. Isso porque o senador Marcos do Val (Podemos-ES) citou o filme “Golpe Duplo” para justificar táticas de manipulação aplicadas em seu contexto político.
De acordo com a PF, Do Val usou uma estratégia chamada “Reação de Goche”, similar à apresentada no filme. Em mensagens enviadas à deputada Carla Zambelli (PL-SP) na madrugada de 26 de fevereiro de 2023, ele explicou como utilizou essa ‘técnica’ para impulsionar a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga os atos de 8 de janeiro.
Filme como modelo de estratégia
O senador recomendou que Zambelli assistisse ao longa e explicou o conceito: “Depois, leia sobre isso. Já foi mostrado no filme ‘Golpe Duplo’ – com Will Smith. […] O que ele fez no filme sobre o número 55, eu usei, nas entrevistas, a palavra principal CPMI. Usei como isca para a imprensa vir em peso”, detalhou Do Val.
No filme, o personagem de Will Smith usa estímulos repetitivos, como imagens e sons, para “programar” uma pessoa a escolher um número específico. Do Val afirmou ter adotado a mesma lógica, mas trocando o número por palavras-chave que atraíssem a atenção da mídia.
Quatro ações como “iscas”
O parlamentar listou quatro estratégias que colocou em prática:
– Participação em reunião com Bolsonaro e Daniel Silveira, insinuando que o encontro envolvia uma conspiração, embora sem crime configurado.
– Indicação de prevaricação, ainda que senadores não possam ser acusados dessa prática.
– Anúncio de renúncia ao cargo, usado como forma de atrair atenção.
– Informações contraditórias sobre a reunião, sugerindo falta de clareza proposital.
Em 1º de março de 2023, Do Val enviou capturas de matérias jornalísticas para Zambelli e outros aliados, comemorando o resultado da estratégia:
“A grande maioria de vocês não estava entendendo nada do meu comportamento, mas foi feito tudo propositalmente”, escreveu o senador, reforçando que seu comportamento tinha como objetivo atrair a cobertura da imprensa e manipular a narrativa pública. E mais: Gleisi Hoffmann reclama do ‘mercado’ após disparada do dólar. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação; Fonte: CNN Brasil)