STJ sofre ataque hacker, mas nega prejuízo ao sistema

direitaonline



O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou hoje (8) que sofreu um ataque hacker na última sexta-feira (6). Chamada de “atividade criminosa cibernética” pelo órgão, a ação teria o objetivo de paralisar os sistemas.

A assessoria disse, em nota, que o controle foi totalmente retomado “em questão de poucos minutos” e os serviços digitais voltaram a funcionar normalmente. Também segundo o órgão, o “fato não causou prejuízos aos usuários”.

Ainda não foram divulgadas informações sobre origem, autoria e investigações sobre o ataque.

Veja a nota completa enviada pela assessoria de imprensa do STJ: “O Superior Tribunal de Justiça informa que nesta sexta-feira (6), foi alvo de atividade criminosa cibernética e sofreu uma tentativa de paralisação de seus sistemas. Em questão de poucos minutos, o controle foi totalmente retomado, assegurando o funcionamento dos serviços digitais. O fato não causou prejuízos aos usuários”. E mais: Justiça do RJ suspende início da ‘Operação Verão’. Clique AQUI para ver. (Foto: Pixa Bay; Fonte: EBC)

STF, Anatel, PF
Nos últimos dias, o Supremo Tribunal Federal (STF), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Polícia Federal relataram que foram alvos de ataques cibernéticos, em meio a tensões relacionadas à decisão de bloquear a rede social X no Brasil.

A PF enfrentou um ataque que gerou instabilidade nos seus serviços. Em nota, a corporação informou que já investiga o incidente e garantiu que o acesso aos serviços foi restabelecido rapidamente, sem comprometimento dos sistemas ou dados da instituição.

O STF relatou ter sido atacado na quinta-feira (29/8), pouco antes de Alexandre de Moraes determinar que a rede social X designasse um novo representante no Brasil e quitasse as multas aplicadas, sob pena de ser suspensa no país. Moraes ordenou a suspensão da rede na sexta-feira (30/8)

A Anatel, responsável por executar a ordem de bloqueio da rede social, também sofreu ataques cibernéticos desde a decisão do STF. Em comunicado, a agência destacou que, como uma entidade pública de grande relevância, é frequentemente alvo de ataques cibernéticos, especialmente em situações que envolvem temas sensíveis.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Lula faz reunião de emergência para debater situação na Venezuela

O colunista Jamil Chade, do UOL, informou que, neste domingo (8), Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de “emergência” no Palácio do Planalto para tratar da crise envolvendo a Venezuela. O encontro foi motivado pelo cerco à embaixada brasileira em Caracas e pelo exílio do opositor Edmundo Gonzalez. […]