Pesados ataques russos atingiram a cidade portuária de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, na madrugada de domingo (30), matando o proprietário de uma das maiores empresas exportadoras de grãos do país. Oleksiy Vadatursky (foto), fundador e proprietário da empresa agrícola Nibulon, e sua esposa foram mortos em sua casa, disse o governador de Mykolaiv, Vitaliy Kim, no Telegram.
Com sede em Mykolaiv, uma cidade estrategicamente importante que faz fronteira com a região de Kherson (ocupada pela Rússia), a Nibulon é especializada na produção e exportação de trigo, cevada e milho, e tem sua própria frota e estaleiro.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy descreveu a morte de Vadatursky como “uma grande perda para toda a Ucrânia”, dizendo que o empresário estava construindo um moderno mercado de grãos envolvendo uma rede de terminais de transbordo e elevadores.
“São essas pessoas, essas empresas, precisamente o sul da Ucrânia, que garantiram a segurança alimentar do mundo”, disse Zelenskiy mais tarde em seu discurso noturno. “Isso sempre foi assim. E será assim mais uma vez.”
Ele acrescentou que o potencial social e industrial da Ucrânia, “nosso povo, nossas capacidades, são certamente mais poderosos do que qualquer míssil ou projétil russo”.
Três pessoas também ficaram feridas nos ataques a Mikolaiv, disse o prefeito da cidade, Oleksandr Senkevych, à televisão ucraniana, acrescentando que 12 mísseis atingiram casas e instalações educacionais. Anteriormente, ele descreveu os ataques como “provavelmente os mais poderosos” na cidade de toda a guerra de cinco meses.
Até 50 foguetes Grad atingiram áreas residenciais na cidade de Nikopol, no sul, na manhã de domingo, escreveu o governador de Dnipropetrovsk, Valentyn Reznichenko, no Telegram. Uma pessoa ficou ferida.
E veja também: Em meio à guerra, presidente da Ucrânia e esposa fazem ensaio fotográfico para revista Vogue. Clique aqui para ver.