Ataque russo em Kharkiv, na Ucrânia, incendeia hipermercado e mata 12 pessoas

direitaonline



A Rússia voltou a atacar Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, na manhã deste sábado (25). Um incêndio em um hipermercado em uma área residencial resultou na morte de 12 pessoas e deixou 43 feridos. As novas ofensivas russas, iniciadas há duas semanas, no começo de março, pareciam ter sido contidas pelo exército ucraniano até sexta-feira (24). (veja vídeos ao fim da reportagem)

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, informou que mais de 200 pessoas poderiam estar dentro da loja. “Até o momento, sabemos que mais de 200 pessoas poderiam estar dentro do hipermercado”, declarou Zelensky no Telegram.

O coronel Igor Projorenko, do Estado-Maior ucraniano, havia afirmado que as forças de defesa da Ucrânia conseguiram deter as tropas russas no setor de Kharkiv e estavam realizando ações contraofensivas.

No entanto, horas depois, o ataque à região do hipermercado ocorreu. Kharkiv, além de ser a maior cidade depois da capital Kiev, é um importante centro industrial e científico da Ucrânia e se tornou um símbolo da resistência ucraniana na guerra. Uma eventual vitória russa na região teria um grande impacto no contexto geral do conflito.

As forças russas têm avançado principalmente nos arredores de Kharkiv, com incursões no norte e nordeste da cidade, aproximando-se de conquistá-la. No leste, a posição atual da Rússia, dominando quase toda a região, permite que suas tropas escolham múltiplas direções para avançar até Avdiivka, em Donetsk.

Fora da Ucrânia, o Kremlin tem intensificado uma campanha contra países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), utilizando interferências no GPS e sabotando infraestruturas logísticas militares. Veja vídeos abaixo. E clique AQUI para ver, no Twitter, imagens da câmera de segurança do supermercado no momento do ataque (atenção: as imagens podem ser sensíveis a algumas pessoas). (Foto: reprodução vídeo; Fonte: G1)

 

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Jornalista demitida da Globo fala sobre militância política da emissora

Demitida da Globo em 2023, a jornalista Flávia Jannuzzi detalhou como aconteceu sua saída da emissora carioca. A profissional passou a discordar da própria linha editorial da empresa, que segundo ela, passou a ter um “braço político de militância muito grande”. Em entrevista ao GeralPod, no Youtube, a repórter avaliou […]