Sites de deputados Partido Liberal (PL) foram derrubados neste sábado (15/6), entre a tarde e à noite, após um ataque hacker. Uma conta no X, antigo Twitter, assumiu a ação:
“Em apoio aos #AtosContraPL1904 estamos trabalhando para deixar sem site os deputados que disseram sim ao PL. Até o momento mais de 10 sites já foram derrubados e a lista só vai aumentar! [sic]”.
Com o ataque, Bia Kicis (PL-DF), Júlia Zanatta (PL-SC), Delegado Ramagem (PL-RJ) e Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além de Greyce Elias (Avante-MG), ficaram com sites temporariamente fora do ar.
O hacker mira parlamentares que têm se manifestado a favor do Projeto de Lei nº 1.904/2024, que equipara o aborto ao crime de homicídio.
O texto altera o Código Penal e estabelece a aplicação de pena de homicídio simples nos casos de aborto em fetos com mais de 22 semanas nas situações em que a gestante provoque o aborto em si mesma ou consente que outra pessoa lhe provoque. Neste caso, a pena passa de prisão, de 1 a 3 anos, para 6 a 20 anos.
Se o aborto for provocado por terceiro com ou sem o seu consentimento, a pena para quem realizar o procedimento com o consentimento da gestante passa de 1 a 4 anos para 6 a 20 anos, mesma punição para quem realizar o aborto sem consentimentos, atualmente fixada de 3 a 10 anos.
O site de federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) traz um post antigo feito por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no X (antigo Twitter).
“Nossos fãs não param de crescer. Siga o Lula no Instagram: http://instagram.com/LulaOficial”, diz a publicação do petista de 13 de junho de 2018. O texto é acompanhado por uma imagem com o print de uma publicação do jornal O Globo com o título “Eduardo Bolsonaro curte foto de Lula sem camisa em praia do Piauí”. “Já segue o Lula no Instagram? Até o filho do Bolsonaro curte”. Clique AQUI para ver.
Em seu perfil no X, Bia Kicis classificou o ataque como “criminoso, de alguém intolerante, que não respeita quem pensa diferente” e disse que vai “denunciar os responsáveis”. O site dela está inacessível. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fontes: Metrópoles; Poder360)
Esse é um ataque criminoso de alguém intolerante, que não respeita quem pensa diferente. Já estamos trabalhando para recuperar o site e vamos denunciar os responsáveis por esse ataque cibernético. pic.twitter.com/dhVJN4PcRj
— Bia Kicis (@Biakicis) June 16, 2024