Aos 70 anos, astronauta Don Pettit retorna do espaço após missão de sete meses

direitaonline

Enquanto muitos imaginam que os 70 anos sejam comemorados com bolo, presentes e uma reunião íntima entre familiares, Don Pettit, o astronauta mais experiente em atividade da NASA, celebrou seu aniversário de um jeito nada convencional: a bordo de uma cápsula espacial em reentrada para o planeta. Ele encerrou uma missão de 220 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) justamente no dia em que se tornou septuagenário.

A cápsula Soyuz, com Pettit e os cosmonautas russos Alexei Ovchinin e Ivan Vagner, aterrissou neste domingo em uma área isolada próxima à cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão. “Hoje, às 04h20 (horário de Moscou, 1h20 em Brasília), a nave de pouso Soyuz MS-26, com Alexei Ovchinin, Ivan Vagner e Donald (Don) Pettit a bordo, pousou perto da cidade cazaque de Zhezkazgan”, anunciou a agência espacial russa Roscosmos.

Durante a missão, a tripulação completou 3.520 voltas ao redor da Terra e percorreu cerca de 150 milhões de quilômetros. Esta foi a quarta vez que Pettit viajou ao espaço, somando mais de 18 meses fora do planeta em quase três décadas de serviço.

O pouso ocorreu após o desacoplamento da cápsula da ISS, pouco mais de três horas antes da chegada ao solo. Registros da NASA mostraram a cápsula descendo suavemente com o auxílio de paraquedas ao amanhecer, enquanto equipes de resgate ajudavam os astronautas e os levavam para uma tenda médica. Apesar da aparência cansada, Pettit estava “bem e dentro do esperado para ele após seu retorno à Terra”, de acordo com a NASA.

Após os exames iniciais, o astronauta norte-americano deveria seguir para Karaganda, de onde embarcaria em um voo da agência espacial rumo ao Centro Espacial Johnson, no Texas.

Durante os sete meses a bordo da ISS, Pettit e seus colegas realizaram estudos em áreas como o comportamento do fogo em microgravidade, técnicas de purificação de água e cultivo de plantas em diferentes ambientes. A cooperação espacial entre Estados Unidos e Rússia segue ativa, mesmo com o agravamento das tensões diplomáticas entre os dois países devido à guerra na Ucrânia. E mais: Estádio do Red Bull Bragantino recebe hoje seu último. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: O Globo)

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Lula perde apoio de partidos do 'centrão' mesmo após entrega de ministérios

Um levantamento exclusivo do jornal O Globo revelou que partidos de centro que ocupam ministérios no governo Lula têm demonstrado menor fidelidade ao Palácio do Planalto nas votações da Câmara dos Deputados. Conforme apuração do jornal, legendas como PSD, União Brasil, PP e MDB apresentaram queda no índice de apoio […]