A declaração do ex-presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga, de que o atual cenário econômico do Brasil se assemelha a um “paciente na UTI”, continua gerando discussões.
Em entrevista à Globo News, Armínio explicou que a metáfora foi usada para ilustrar a gravidade dos níveis elevados de inflação e juros no país. ““esse comentário eu fiz no contexto de que os indicadores de inflação e de juros estão em níveis bastante elevados. E não só o juro do curto prazo, mas a taxa de juros (futuro) que vão a perder de vista”, afirmou o economista.
Ele ainda destacou que pesquisas recentes indicam um crescente receio com a inflação nos próximos meses.
“Em vez de ficar olhando pelo espelho retrovisor, vamos olhar para frente (…). Há sinais de que precisa arrefecer o ritmo”, completou, ressaltando a urgência de medidas para conter a pressão inflacionária. Assista abaixo!
Armínio Fraga diz que situação fiscal do Brasil é preocupante e precisa ser reestruturada. Para o economista e ex-presidente do Banco Central, cenário da economia é de paciente na UTI: “Em vez de ficar olhando pelo espelho retrovisor, vamos olhar para frente (…). Há sinais de… pic.twitter.com/N0gslPgMhu
— GloboNews (@GloboNews) February 16, 2025
Não me arrependo
Cerca de dez meses atrás, em março de 2024, Armínio Fraga disse que não se arrepende de ter votado em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2022 “de jeito nenhum”, mas afirmou que tinha expectativas maiores com o governo atual, em especial na área econômica.
“Estávamos indo para um caminho pior [no governo Jair Bolsonaro]. O Brasil era um pária, acho que o risco de golpe foi real, felizmente não aconteceu. Eu não via futuro”, declarou na live “Cenários”, do jornal O Estado de S. Paulo. “E, agora, infelizmente, a coisa podia estar melhor”, acrescentou à época. E mais: Boa notícia para quem aguarda pelas escolas cívico-militares em SP. Clique AQUI para ver.