Argentina e Uruguai também reconhecem Edmundo González com presidente eleito da Venezuela

direitaonline



Depois dos Estados Unidos e do Peru, Argentina e Uruguai reconheceram nesta sexta-feira (2) Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela, contestando a reeleição de Nicolás Maduro.

“Todos podemos confirmar, sem qualquer dúvida, que o legítimo vencedor e presidente eleito é Edmundo González”, afirmou Diana Mondino, Ministra de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina. A fala é semelhante ao posicionamento do chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, ontem (1) à noite. Clique AQUI para ver.

A chanceler argentina justificou a posição do seu governo “após vários dias da publicação das atas eleitorais oficiais da Venezuela no site resultadosconvzla.com”, portal onde a oposição ao governo de Maduro divulgou esses documentos.

 

Poucos minutos depois, o presidente argentino Javier Milei republicou a mensagem em sua conta na rede social X. O porta-voz presidencial, Manuel Adorni, também afirmou que “efetivamente o ditador Maduro perdeu as eleições e nunca surgiram as famosas atas onde ele iria demonstrar que havia vencido”.

Adorni ainda comentou: “Agora tivemos outra eleição fraudulenta, mas o chavismo vem destruindo a Venezuela há anos, expulsando milhões de venezuelanos de sua terra e empobrecendo 90% da população”.

No Uruguai, o presidente Luis Alberto Lacalle Pou também reconheceu a vitória de González em uma rede social. “Em função da evidência contundente, fica claro para o Uruguai que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela. Esperamos que a vontade do povo venezuelano seja respeitada”, escreveu o ministro das Relações Exteriores, Omar Paganini, na rede social X.

 

Até o momento, Brasil, Colômbia e México divulgaram um comunicado conjunto solicitando uma “verificação imparcial” dos resultados da eleição venezuelana.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Mercado Livre supera Petrobras e se torna empresa mais valiosa da América Latina

Nesta sexta-feira (2), o Mercado Livre ultrapassou a Petrobras em valor de mercado, tornando-se a empresa mais valiosa da América Latina. Com base na cotação das ações até às 13h30, o valor de mercado da multinacional argentina chegou a US$ 89,8 bilhões (cerca de R$ 515 bilhões), enquanto a Petrobras […]