Depois dos Estados Unidos e do Peru, Argentina e Uruguai reconheceram nesta sexta-feira (2) Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela, contestando a reeleição de Nicolás Maduro.
“Todos podemos confirmar, sem qualquer dúvida, que o legítimo vencedor e presidente eleito é Edmundo González”, afirmou Diana Mondino, Ministra de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina. A fala é semelhante ao posicionamento do chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, ontem (1) à noite. Clique AQUI para ver.
A chanceler argentina justificou a posição do seu governo “após vários dias da publicação das atas eleitorais oficiais da Venezuela no site resultadosconvzla.com”, portal onde a oposição ao governo de Maduro divulgou esses documentos.
Luego de ya varios días de publicadas las actas electorales oficiales de Venezuela en: https://t.co/iwMz5ceihs
Todos podemos confirmar, sin lugar a ninguna duda, que el legítimo ganador y Presidente electo es Edmundo González.
— Diana Mondino (@DianaMondino) August 2, 2024
Poucos minutos depois, o presidente argentino Javier Milei republicou a mensagem em sua conta na rede social X. O porta-voz presidencial, Manuel Adorni, também afirmou que “efetivamente o ditador Maduro perdeu as eleições e nunca surgiram as famosas atas onde ele iria demonstrar que havia vencido”.
Adorni ainda comentou: “Agora tivemos outra eleição fraudulenta, mas o chavismo vem destruindo a Venezuela há anos, expulsando milhões de venezuelanos de sua terra e empobrecendo 90% da população”.
No Uruguai, o presidente Luis Alberto Lacalle Pou também reconheceu a vitória de González em uma rede social. “Em função da evidência contundente, fica claro para o Uruguai que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela. Esperamos que a vontade do povo venezuelano seja respeitada”, escreveu o ministro das Relações Exteriores, Omar Paganini, na rede social X.
En función de la evidencia abrumadora, resulta claro para Uruguay que Edmundo González Urrutia obtuvo la mayoría de votos en las elecciones presidenciales de Venezuela. Esperamos que la voluntad del pueblo venezolano sea respetada. “La verdad es el camino de la paz”. @EdmundoGU
— Omar Paganini (@OmarPaganini) August 2, 2024
Até o momento, Brasil, Colômbia e México divulgaram um comunicado conjunto solicitando uma “verificação imparcial” dos resultados da eleição venezuelana.
Ver essa foto no Instagram