A concessionária Enel informou que, até as 5h40 desta segunda-feira (14), cerca de 537 mil imóveis em cidades da Grande São Paulo permaneciam sem energia elétrica, no terceiro dia de apagão. Desses, aproximadamente 354 mil estão localizados na capital paulista, enquanto o restante se encontra em municípios como Taboão da Serra, Cotia e São Bernardo do Campo.
Na cidade de São Paulo, os bairros mais atingidos pela falta de energia são Jabaquara, Campo Limpo, Pedreira e Jardim São Luís, de acordo com a concessionária. Além disso, Cotia contabiliza 36,9 mil imóveis sem luz, Taboão da Serra 32,7 mil e São Bernardo do Campo 38,1 mil.
Ainda conforme a Enel, cerca de 1,5 milhão de clientes já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. “A companhia segue trabalhando para restabelecer o fornecimento para os 537 mil clientes impactados. As equipes em campo receberam reforço do Rio e Ceará, além de outras distribuidoras”, afirmou a empresa.
“Após o vendaval de até 107 km/h que atingiu a capital e a região metropolitana na última sexta-feira, reforçamos nossas equipes em campo, deslocamos técnicos do Rio e do Ceará, e contamos com o apoio de outros grupos de distribuição”, acrescentou a Enel em nota.
Entretanto, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, criticou a atuação da concessionária, afirmando que a Enel não seguiu o plano de contingência previsto para situações climáticas extremas, mobilizando menos funcionários do que o necessário após a tempestade que provocou o apagão.
“A nossa percepção é de que a recuperação do serviço não tem correspondido às expectativas, especialmente em comparação com o ano passado. Ainda que os números precisem ser analisados com mais profundidade, o número de consumidores afetados é muito alto, e há também interrupções rotineiras no serviço de distribuição”, declarou Feitosa durante uma coletiva de imprensa realizada no domingo (14). E mais: Semana será marcada por chuvas em todo o Brasil, aponta MetSul. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: G1)