O segurança que comprou os pedalinhos do famoso sítio de Atibaia, no interior de São Paulo, acompanhará Lula à COP27, que ocorre em Sharm el-Sheik, no Egito. As informações são do portal O Antagonista, divulgadas nessa quarta-feira (9).
“Como O Antagonista revelou na ocasião, foi Edson Antonio Moura Pinto quem encomendou e pagou os ‘brinquedos aquáticos’. A nota fiscal, emitida em 19 de dezembro de 2013, saiu em seu nome”, diz a reportagem.
Segundo o texto, ele é subtenente do Exército e está lotado na Presidência com a função de fazer a segurança de Lula há anos. Lula também deve carregar mais 3 assessores no evento mundial, além de Marina Silva, que pode ser anunciada como Ministra do Meio Ambiente.
O caso “Sítio de Atibaia” foi a segunda condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em ações judiciais da Operação Lava Jato. A primeira foi pelo caso “Tríplex do Guarujá”. Entretanto, em 2021, a Justiça de Brasília anulou a denúncia contra o petista no caso, reflexo das decisões do Supremo Tribunal Federal, que julgou naquele ano o ex-juiz Sergio Moro “suspeito” para avaliar os casos de Lula, e anulou condenações feitas por Curitiba por julgá-la incompetente por questão de territorialidade.
E veja também: Dólar dispara e bolsa cai após Lula falar em aumentar gasto público. Clique AQUI para ver.