Amazonas registra quase 3 mil focos de queimadas em dez dias de agosto

direitaonline



O Amazonas continua enfrentando uma grave crise, com quase 3 mil focos de queimadas registrados apenas nos primeiros dez dias de agosto, de acordo com dados da plataforma BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A reportagem é do G1.

O estado contabilizou 2.845 focos de incêndio no período, representando um aumento alarmante de 179,1% em comparação ao mesmo intervalo no ano passado, quando foram identificados 1.019 focos.

Os municípios de Apuí e Lábrea, localizados na região sul do estado do Amazonas, no conhecido ‘arco do fogo’, são os mais afetados, com 2.517 e 1.286 focos, respectivamente. Essa área é conhecida por registrar os maiores índices de incêndios florestais, tornando-se um dos principais pontos críticos do estado.

Para combater as chamas, o governo do Amazonas, através do Corpo de Bombeiros e em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), tem atuado na região desde junho, por meio da Operação Aceiro.

Apesar dos esforços, os efeitos das queimadas já são sentidos pela população, principalmente na capital Manaus, que amanheceu neste sábado (10) sob uma densa camada de fumaça. Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA), os níveis de poluição do ar em grande parte da cidade foram classificados como “péssimo”.

O cenário atual lembra o registrado em julho de 2024, quando o estado bateu um recorde de queimadas, com 4.241 focos durante o mês inteiro — o maior número desde o início do monitoramento pelo Inpe, em 1998.

A situação agrava ainda mais a crise ambiental e sanitária, com os moradores da região já sentindo os impactos diretos da fumaça. E mais: Bolsonaro anuncia leilão das joias para beneficiar hospital em Juiz de Fora (MG). Clique AQUI para ver. (Foto: Divulgação/Ibama-AM, via G1; Fonte: G1)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Presidente da Petrobras diz que números da estatal foram "dentro do esperado"

Os resultados do último trimestre foram “extremamente sólidos e dentro do esperado”, disse a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, em entrevista coletiva online sobre os resultados da companhia do segundo trimestre de 2024. A Petrobras teve um resultado negativo de R$ 2,6 bilhões, conforme balanço divulgado na noite da última […]