Agência Espacial Brasileira firma parceria com Amazon

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A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Amazon Web Services (AWS) assinaram um Termo de Intenção Estratégica e Cooperação. A iniciativa é a primeira desse tipo para a AWS, na América Latina, e apoiará a inovação e o crescimento contínuo da indústria espacial do país. O acordo contou com a intermediação da embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

“O acordo com a AWS é um passo importante para fomentar nossa indústria espacial, no momento em que o Brasil visa inserir-se mais fortemente no mercado espacial, como, por exemplo, no segmento de acesso ao espaço, com o espaçoporto de Alcântara”, disse Carlos Augusto Teixeira de Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira.

“A AWS tem orgulho de apoiar a missão do Brasil de impulsionar a inovação e o crescimento na indústria espacial”, disse Jeff Kratz, gerente-geral para as regiões da América Latina, Canadá e Caribe e para o setor público mundial da AWS. “Este acordo fornece ferramentas, treinamento e educação que ajudarão a garantir que o Brasil continue a ser um líder espacial na América Latina para as próximas gerações”.

A cooperação entre a AEB e a AWS descreve três áreas específicas de colaboração projetadas para apoiar as metas da Agência para o desenvolvimento econômico e tecnológico de longo prazo. Essas iniciativas educacionais, econômicas e políticas beneficiarão o governo brasileiro, organizações espaciais comerciais brasileiras e startups focadas no espaço.

As iniciativas incluem:
– Colaboração Espacial Brasil/AWS para Economia e Desenvolvimento . Por meio dessa iniciativa, a Agência Espacial Brasileira e a Amazon trabalharão para promover o crescimento da indústria espacial brasileira, estabelecendo programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial (P&D), fornecendo recursos de treinamento e impulsionando startups.

– Programa de Patrocínio de Dados Abertos da AWS. Essa iniciativa visa incentivar a colaboração entre a Agência Espacial Brasileira e seus parceiros, criando um repositório centralizado de dados espaciais. Isso permitirá que as partes interessadas acessem e analisem facilmente dados espaciais, usando ferramentas e tecnologias em nuvem, em apoio a uma variedade de empreendimentos espaciais brasileiros.

– Política, Estratégia e Apoio Regulatório para o Desenvolvimento Espacial. A Agência Espacial Brasileira e a Amazon se envolverão em discussões sobre políticas, estratégias e medidas regulatórias nacionais, em apoio aos objetivos espaciais civis, comerciais e de segurança nacional do Brasil.

Vantagens espaciais brasileiras
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) também é conhecido como a Janela Brasileira para o Espaço. Sua localização, na costa atlântica norte do Brasil, é considerada ideal para lançamentos de satélites e foguetes, por estar situado a apenas 2 graus ao sul do Equador. A velocidade de rotação mais rápida da Terra perto do Equador permite que as naves espaciais atinjam a velocidade necessária para entrar em órbita usando menos propelentes. A localização do CLA também é ótima graças à ausência de eventos climáticos extremos e baixa densidade de tráfego aéreo. O CLA é utilizado para atividades que incluem integração de naves espaciais, testes de carga útil final, lançamentos de foguetes, apoio logístico a missões, previsão meteorológica, rastreamento, comando e controle e telemetria.

Sobre a Agência Espacial Brasileira
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Sobre a Amazon Web Services
É uma plataforma de computação em nuvem bastante abrangente, desenvolvida e fornecida pela gigante mundial Amazon. Foi lançada em 2006 para atender à própria demanda de suas operações de varejo on-line.

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