O porta-voz do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Chrispin Phiri, desmentiu os rumores de que os Brics estariam desenvolvendo uma nova moeda para substituir o dólar nas transações internacionais. Segundo ele, essa narrativa foi alimentada por “relatos errôneos” e não reflete a realidade.
Em publicação no X, Phiri esclareceu que as discussões do grupo se concentram no incentivo ao comércio entre os países-membros utilizando suas próprias moedas nacionais. Já o ministro das Finanças sul-africano, Enoch Godongwana, reforçou a inexistência de qualquer documento oficial dos Brics mencionando a criação de uma moeda comum.
“Se eu estou negociando com chineses, não existem razões para que eles não aceitem o rand [moeda sul-africana]. O que queremos é utilizar as nossas próprias moedas enquanto estamos fazendo comércio entre nós”, explicou Godongwana.
As declarações vieram após uma ameaça do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu aplicar tarifas de 100% aos países do bloco caso optem por abandonar o dólar.
Em postagem na Truth Social, Trump afirmou que exige “compromisso” dos Brics, alertando que, sem isso, os países do grupo deverão “dizer adeus à venda para a maravilhosa economia dos EUA”. E mais: Starlink inicia oferta de internet via satélite para celulares. Clique AQUI para ver. (Foto: PixaBay; Fonte: R7)