O Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jersey, continua lidando com uma série de transtornos desde o último fim de semana, com falhas técnicas e uma grave escassez de pessoal gerando atrasos e cancelamentos em grande escala. Somente no domingo (4), mais de 500 voos sofreram alterações.
No início da noite de ontem, o número de atrasos chegou a 423, enquanto 138 voos foram cancelados. Os voos de chegada enfrentam, em média, atrasos de até quatro horas, enquanto os de partida têm um atraso superior a 30 minutos, segundo a CBS News.
Para lidar com a situação, a Administração Federal de Aviação (FAA) instaurou uma “área de fluxo restrito”, medida normalmente adotada em períodos de tráfego intenso ou tempestades, como acontece na Flórida. Os atrasos de domingo foram ainda mais expressivos do que os registrados no dia anterior, quando ao menos 377 voos sofreram atrasos e 82 foram cancelados.
Na última sexta-feira, a United Airlines anunciou a redução de 35 voos diários a partir de Newark devido às interrupções. O CEO da companhia afirmou que o aeroporto não tem capacidade para acomodar o volume de voos previstos para as próximas semanas.
Atualmente, os Estados Unidos enfrentam uma grave carência de cerca de 3 mil controladores de tráfego aéreo. Em resposta ao caos, o secretário de Transportes, Sean Duffy, declarou: “É nosso trabalho realmente enxergar além do horizonte quais são os problemas e resolvê-los antes que aconteça um incidente do qual possamos nos arrepender seriamente”.
Outro fator que contribui para os atrasos no terminal é a construção de uma nova pista, além das interrupções nos equipamentos e a falta de pessoal no centro de controle de tráfego aéreo da Filadélfia, responsável por supervisionar o espaço aéreo de Newark.
Na próxima semana, Duffy deve anunciar detalhes sobre um plano para reformular o sistema de controle de tráfego aéreo no país. A situação ocorre pouco antes da implementação dos novos requisitos do Real ID, que entram em vigor na próxima quarta-feira.
A partir dessa data, todos os passageiros que fizerem voos domésticos precisarão apresentar um Real ID, passaporte ou outro documento aprovado. O Real ID pode ser uma carteira de identidade ou carteira de motorista estadual, com validade para embarques domésticos e acesso a algumas instalações federais. (Qwesy qwesy / Wikimedia Commons; Fonte: R7)