O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira (B3), opera em baixa nesta quarta-feira (15), influenciado principalmente pela forte queda nas ações da Petrobras, que chegaram a cair mais de 9% nas primeiras horas de pregão.
De acordo com a B3, a negociação dos papéis chegou a ser suspensa após a divulgação de um comunicado ao mercado feito pela empresa. No documento, a estatal informou que seu conselho de administração aprovou o encerramento antecipado do mandato de Jean Paul Prates a partir de hoje (15). No lugar, entra a engenheira Magda Chambriard, que ocupou cargo no governo de Dilma Rousseff.
A demissão de Prates da presidência da Petrobras impactou negativamente os negócios, ocorrendo pouco tempo depois de as polêmicas sobre a distribuição de dividendos da companhia terem se acalmado.
Enquanto isso, o dólar oscila entre altas e baixas, com investidores repercutindo novos dados de inflação nos Estados Unidos e em meio às incertezas que ainda pairam sobre o futuro dos juros no país. A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na véspera, também continua no radar.
Já o dólar, por volta das 14h06, caía 0,06%, cotado a R$ 5,1273. Na terça-feira, a moeda norte-americana fechou em queda de 0,39%, cotada a R$ 5,1303. E mais: Câmara aprova suspensão da dívida do Rio Grande do Sul por três anos. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: G1)