Ao menos 68 pessoas morreram depois que um avião com 72 pessoas a bordo caiu perto de um aeroporto no centro do Nepal.O voo da Yeti Airlines de Katmandu para a cidade turística de Pokhara caiu ao pousar antes de pegar fogo.
Vídeos postados nas redes sociais mostram a aeronave voando baixo sobre uma área povoada antes de fazer uma curva acentuada até o momento do acidente. Assista abaixo!
Uma moradora local disse à BBC do Reino Unido o que ela viu do acidente. “No momento em que cheguei, o local do acidente já estava lotado. Havia uma enorme fumaça saindo das chamas do avião. E então os helicópteros chegaram rapidamente. O piloto fez o possível para não atingir a civilização ou qualquer casa. Havia um pequeno espaço ao lado do rio Seti e o voo atingiu o solo naquele pequeno espaço.”
O voo partiu com 68 passageiros a bordo, dos quais pelo menos 15 estrangeiros, e quatro tripulantes. De acordo com o site de rastreamento de voos Flightradar24 , o ATR 72 bimotor de 15 anos parou de transmitir dados de posição às 05:05 e o último sinal da aeronave foi recebido às 05:12 (horário local).
Flight #YT691took off at 04.47 UTC time.
At 05:05 UTC time the transponder stopped transmitting position data.
Last signal from the transponder was received at 05:12 UTC time at the altitude of 2875 feet AMSL. Pokhara Airport is located at about 2700-2800 feet AMSL.— Flightradar24 (@flightradar24) January 15, 2023
Centenas de soldados nepaleses estiveram envolvidos na operação no local do acidente no desfiladeiro do Seti, a apenas um quilômetro e meio do aeroporto. Entretanto, a operação de busca foi suspensa por hoje, disseram as autoridades.
Vídeo feito no local onde o avião caiu mostrou uma espessa fumaça negra e destroços em chamas.”Esperamos recuperar mais corpos”, disse um porta-voz do Exército à Reuters, dizendo que o avião “se partiu em pedaços”.
O primeiro-ministro Pushpa Kamal Dahal convocou uma reunião de emergência de seu gabinete e pediu às agências estatais que trabalhem nas operações de resgate. Um painel para investigar a causa do acidente foi criado.
Dos passageiros, 53 seriam nepaleses. Havia cinco indianos, quatro russos e dois coreanos no avião. Havia também um passageiro da Irlanda, Austrália, Argentina e França, entre outros.
Acidentes de aviação não são incomuns no Nepal, muitas vezes devido às suas pistas remotas e mudanças climáticas repentinas que podem criar condições perigosas.
Um avião da Tara Air caiu em maio de 2022 no distrito de Mustang, no norte do Nepal, matando 22 pessoas. E no início de 2018, 51 pessoas morreram quando um voo dos EUA para Bangla que viajava de Dhaka, em Bangladesh, pegou fogo ao pousar em Katmandu. A União Europeia baniu as companhias aéreas nepalesas de seu espaço aéreo devido a preocupações com os padrões de treinamento e manutenção na indústria de aviação do país.