Governo proíbe venda de mais uma marca de azeite

direitaonline

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nessa segunda-feira (7), a comercialização de um lote de azeite extravirgem no Brasil após constatar diversas irregularidades.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União e visa proteger os consumidores de produtos com origem duvidosa e composição fora dos padrões exigidos.

A decisão atinge todos os lotes da marca Vale dos Vinhedos, que, segundo a Anvisa, apresenta procedência indefinida e é importada por uma empresa com CNPJ suspenso na Receita Federal: a Intralogística Distribuidora Concept Ltda..

Além disso, exames laboratoriais revelaram falhas na rotulagem e na formulação do produto, o que resultou na proibição imediata da venda.

Com essa decisão, sobe para 20 o número de marcas de azeite que sofreram algum tipo de restrição do governo federal somente em 2025. Destas, 10 foram interditadas pela Anvisa e outras 10 tiveram lotes suspensos pelo Ministério da Agricultura.

O Ministério da Agricultura lembra que empresas que fabricam, embalam ou distribuem azeites precisam estar registradas no Cadastro Geral de Classificação (CGC), ferramenta pública que permite a verificação da regularidade do estabelecimento. A consulta pode ser feita online, no campo “Estabelecimento”.

O ministério também mantém um sistema para que consumidores chequem a situação de um produto diretamente pela marca. Para isso, basta acessar o site oficial e digitar o nome da empresa no campo “Produto”. A recomendação das autoridades é que os consumidores fiquem atentos e evitem itens sem registro ou com indícios de falsificação. (Foto: PixaBay; Fonte: G1)

Marca – Data de divulgação

Vale dos Vinhedos – jul./25

Serrano – jun./25

Málaga – jun./25

Campo Ourique – jun./25

Grego Santorini – mai./25

La Ventosa – mai./25

Escarpas das Oliveiras – mai./25

Almazara – mai./25

Quintas D’Oliveira – mai./25

Alonso – mai./25

Serrano – set./24

Cordilheira – set./24

Villas Portugal – ago./24

Villas Boas – ago./24

Vale do Madero – ago./24

Terrasa – ago./24

San Martin – ago./24

Miroliva – ago./24

Castelo de Viana – ago./24

Casa do Azeite – ago./24

Belo Porto – ago./24

E mais:

Nadador recém-formado resgata 165 pessoas no Texas e é aclamado como herói

Justiça dos EUA intima Moraes e dá prazo para Ministro

Veja os primeiros países que Trump enviou carta anunciando tarifaço

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Eduardo acredita que seu trabalho nos EUA influenciou em defesa de Trump a Bolsonaro

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nessa segunda-feira (7), durante participação no programa CNN Arena, que o recente apoio de Donald Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro pode resultar em sanções internacionais contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Eduardod ebateu com Guilherme Boulos (Psol-SP). A declaração ocorre […]