A Prefeitura de São Paulo prepara um novo modelo de exploração comercial para o Autódromo de Interlagos, localizado na zona sul da cidade.
Em vez de conceder o espaço à iniciativa privada, como cogitado em gestões anteriores, a administração do prefeito Ricardo Nunes (MDB) vai lançar um edital exclusivo para negociar os naming rights do tradicional circuito. A informação é da coluna Painel, da Folha de SP.
Ainda não foi definido o valor mínimo que será cobrado pelo direito de nomear o autódromo. No entanto, a prefeitura busca repetir o sucesso da concessão do estádio do Pacaembu, atualmente batizado de Mercado Livre Arena, administrado pela Allegra Pacaembu.
“Mercado Livre pagará R$ 1 bilhão pelo direito ao nome por até 30 anos”, informou a prefeitura na época da assinatura do contrato, em janeiro de 2024. Vale destacar que a maior parte desse montante será destinado à empresa concessionária e não diretamente aos cofres públicos.
Enquanto estrutura o edital de naming rights, a administração municipal também planeja uma série de mudanças físicas no entorno e nas instalações do autódromo.
Entre as intervenções previstas estão a remoção parcial dos muros, o que permitirá a visualização da pista do lado de fora, a reforma do portal de entrada, melhorias no paddock e a instalação de arquibancadas fixas na curva do “S do Senna” — uma das mais icônicas do traçado.
De acordo com a reportagem, a proposta representa uma mudança em relação ao plano antigo da gestão Bruno Covas (PSDB), que estudava a concessão completa de Interlagos à iniciativa privada.
A atual estratégia da gestão Nunes foca na valorização da marca do autódromo e na ampliação do acesso e da visibilidade do espaço para o público em geral.
Inaugurado em 1940, o Autódromo José Carlos Pace — mais conhecido como Interlagos — é um dos circuitos mais tradicionais do mundo. O traçado já foi palco de corridas históricas da Fórmula 1 e serviu de cenário para conquistas de ídolos brasileiros como Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi.
Em diversos momentos, foi justamente em Interlagos que o campeonato mundial foi decidido, o que tornou o GP do Brasil uma das etapas mais esperadas do calendário internacional. Além da F1, o autódromo também recebe provas importantes como a Stock Car, a Fórmula 4 e eventos de automobilismo amador e motociclismo.
Desde sua criação, Interlagos passou por diversas modernizações. Nos anos 1990, uma grande reforma encurtou o circuito e adequou a estrutura às exigências da FIA para receber a Fórmula 1.
Mais recentemente, o local tem recebido melhorias pontuais, mas o projeto atual da Prefeitura é o mais ambicioso desde então, com foco tanto na modernização quanto na integração com a cidade. (Foto: Secretaria de Turismo; Fonte: Folha de SP)
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