15 de Novembro: a (triste) história da Proclamação da República do Brasil

direitaonline



(Brasil Paralelo) – No início do século XIX, quando a família real portuguesa se instalou no Rio de Janeiro e fez dela a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, uma semente foi plantada. Essa semente foi cultivada para que crescesse em terra fértil e desse bons frutos. Com vigor ímpar, frutificou – e floresceu um Império independente.

Enquanto a América Latina era um aglomerado de repúblicas que sofriam sucessivos golpes e que suportavam o jugo de ditadores que guerreavam pelo poder, o Brasil era uma Monarquia Constitucional. A coroa, o parlamento e a justiça eram instituições sólidas e alicerçadas em princípios constitucionais.

Contudo, naquele momento, era a vez de o Brasil ter sua raiz arrancada do solo onde brotou. As insatisfações de alguns setores da sociedade não seriam por si motivos para a queda da monarquia. Interesses individuais usariam estes descontentamentos e cometeriam um atentado à vontade do povo.

No ano de 1889, impregnados pela mentalidade positivista, os republicanos tentavam disseminar suas ideias a qualquer custo, porém, sem grande sucesso – optou-se, assim, pelo caminho de um golpe militar.

As chances de sucesso eram mínimas, pois a Marinha do Brasil era extremamente fiel ao Império. A única esperança dos republicanos estava depositada no Marechal Deodoro da Fonseca, que estava insatisfeito com o desprestígio da monarquia em relação ao exército.

Os revolucionários achavam que, se não agissem rapidamente, perderiam suas bandeiras: o federalismo, para onde já caminhava a monarquia, e o fim da escravidão, abolida pelo próprio império.

No dia da proclamação, depois de todos os esforços dos apoiadores do golpe, suas lideranças fizeram, às pressas, uma cerimônia. Com a falta de símbolos que representassem o novo regime, foi preciso improvisar, tanto no hino (executou-se, não por coincidência, o da França), quanto na bandeira (hasteou-se uma inspirada na dos EUA). Nascia, assim, o regime republicano brasileiro.

Confira a história do nascimento da República no Brasil neste minidocumentário abaixo, produzido pela produtora Brasil Paralelo.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Membros da OTAN se reúnem hoje (15) após Polônia dizer que foi atingida por míssil russo

A Otan e líderes globais se reunirão nesta quarta-feira (15) depois que um míssil russi caiu sobre a Polônia, membro da Otan, e matou duas pessoas, levantando preocupações de que o conflito na Ucrânia possa ultrapassar suas fronteiras. A Rússia negou ser a responsável. O Ministério das Relações Exteriores polonês […]