Zelensky se reúne com Greta Thunberg para discutir ‘efeito da guerra na ecologia’

direitaonline



O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se reuniu na quinta-feira (29) com a ativista ambiental sueca Greta Thunberg e figuras europeias proeminentes que estão formando um grupo de trabalho para lidar com os ‘danos ecológicos’ da invasão russa, que já dura 16 meses e matou dezenas de milhares de pessoas.

A reunião na capital ucraniana ocorreu enquanto os combates continuavam em todo o país. O governador da região de Kherson, Oleksandr Prokudin, disse que naquele dia duas pessoas foram mortas na capital da região em um ataque russo que atingiu residências, um centro médico e uma escola onde os moradores faziam fila para receber ajuda humanitária. Outra pessoa foi morta em um ataque matinal no vilarejo de Bilzoerka, informou a promotoria regional.

O gabinete presidencial disse na manhã de quinta-feira que pelo menos oito civis morreram em ataques russos nas 24 horas anteriores.

Zelensky também se encontrou com o ex-vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que visitou Kiev. Pence, defensor do apoio dos EUA à Ucrânia e que concorre à indicação republicana de 2024 para presidente.

“Apreciamos que os dois principais partidos dos EUA, o Republicano e o Democrata, permaneçam unidos em seu apoio à Ucrânia. E, claro, sentimos o forte apoio do povo dos Estados Unidos”, disse Zelensky a Pence, segundo o site presidencial.

O grupo de trabalho sobre meio ambiente inclui Thunberg, a ex-vice-primeira-ministra sueca Margot Wallström, a vice-presidente do Parlamento Europeu Heidi Hautala e a ex-presidente irlandesa Mary Robinson.

Zelensky disse que formar o grupo é “um sinal muito importante de apoio à Ucrânia. É muito importante, precisamos da sua ajuda profissional.”.

Thunberg disse que as forças russas “estão deliberadamente visando o meio ambiente e os meios de subsistência e as casas das pessoas. E, portanto, também destruindo vidas. Porque isso é afinal uma questão de pessoas.”

Os objetivos do grupo de trabalho são avaliar os danos ambientais resultantes da guerra, formular mecanismos para responsabilizar a Rússia e empreender esforços para restaurar a ecologia da Ucrânia. Assista abaixo!

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Alemanha busca soldados executados na França na Segunda Guerra

Uma comissão de especialistas alemães iniciou nessa terça-feira (27) uma operação de busca pelos restos mortais de 46 soldados da Wehrmacht (forças armadas da Alemanha nazista) mortos a tiros no sudoeste da França durante a Segunda Guerra Mundial. As buscas pela vala comum em uma área perto do vilarejo de […]