O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou vídeo hoje (12) convidando Lula (PT) a ir a seu país “ver com seus próprios olhos” ou “heroísmo ucraniano”. A fala do líder ucraniano acontece após a recente visita de Celso Amorim, assessor internacional do petista, à cidade de Bucha.
A cidade ucraniana, que fica a 30 km da capital, Kiev, foi palco de um massacre protagonizado por tropas russas, que mataram mais de 400 civis em março de 2022.
Em entrevista à Folha de São Paulo, ontem (11), Amorim contou ter visto dentro de uma igreja uma exposição fotográfica mostrando a destruição no local. O assessor, porém, se mostrou cético: “Obviamente, nós somos contra as atrocidades e as mortes em qualquer lugar que ocorram. São imagens fortes, não vou entrar em detalhes. Mas não dá para tirar conclusões totalmente, são fotos”.
Nesta sexta-feira (12), Zelensky comentou a visita de Amorim e aproveitou para convidar o petista a também ir a seu país. Assista abaixo!
AGORA: Zelensky comenta encontro com Celso Amorim e reitera convite para que Lula visite a Ucrânia.
Líder ucraniano disse que presidente do Brasil deve “ver com seus próprios olhos o heroísmo dos ucranianos e a verdadeira atitude pela paz”.
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/IdmcpkBKVU
— Metrópoles (@Metropoles) May 11, 2023